Categories: Cotidiano Notícias

Lei do Transporte de Sebastião Viana prejudicou taxistas, donos de kombis, vans e micro-ônibus

Published by
Roberto Vaz

Não é apenas a categoria de taxistas que foi prejudicada pela aprovação da lei 2.731 que dispõe sobre o sistema de transportes rodoviário intermunicipal de passageiros do Estado do Acre. Com a revogação das leis 842 e 1.574, os donos de Kombis, Vans e Micro-ônibus que faziam as linhas para a Vila do V e Vila do Incra, passaram a ser considerados clandestinos.


O presidente do sindicato dos taxistas do Acre, Tanísio Machado, acredita que a proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) sem o amplo conhecimento dos deputados. “Vamos mudar, na quarta-feira temos uma reunião com a equipe do governo e o diálogo tem avançado no sentido da Assembleia reformar a decisão”, comentou Tanísio.


A lei que beneficia três empresários do setor de transportes passou a ser conhecida entre a categoria de taxistas como G3. No dia da votação, tantos aliados quanto oposicionistas abriram mão de algumas regras de tramitação para facilitar a vida do Palácio Rio Branco. O placar foi folgado a favor de Sebastião Viana: 17 votos favoráveis.


Os deputados Elson Santiago (PEN), Walter Prado (PEN), Major Rocha (PSDB), Eduardo Farias (PCdoB), Moisés Diniz (PCdoB) e Marilene Serafim (PSL) estavam ausentes da sessão presidida pelo deputado Jamyl Asfury (DEM) e secretariada pelo deputado Edvaldo Souza (PSDC).


Durante todo o dia de ontem (21), diante da repercussão do assunto que dominou os editoriais dos principais jornais de circulação em todo o Estado, sites e redes sociais, vários telefonemas foram disparados para a secretaria judiciária da Aleac por deputados que não lembravam como tinham votado na matéria.


A expectativa das categorias – que prometem uma grande mobilização e já falam em demissão em massa – é que o capítulo XII, artigo 85 tenha uma nova redação. É este artigo que obriga os taxistas voltarem ao município de origem com “os mesmos passageiros do trajeto de ida ou com o veículo vazio”.


Os demais profissionais querem a legalização dos transportes de vans, kombis e micro-ônibus, que passaram a ser considerados clandestinos através do texto do artigo 101. O projeto foi sancionado na íntegra pelo governador Sebastião Viana e publicado no Diário Oficial de 26 de agosto deste ano, três dias depois sua aprovação em plenário.


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Secretaria do Consumidor multa Claro por propaganda enganosa da tecnologia 5G

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor…

21/05/2024

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 37 milhões

As seis dezenas do concurso 2.727 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

21/05/2024

Tadeu Schmidt posa de visual novo após fim do BBB 24 em meio às férias

Tadeu Schmidt, 49, está de férias após o fim do BBB 24 (Globo). Nas redes…

21/05/2024

Acre aumenta cobertura de 13 das 16 vacinas do calendário infantil

O calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Acre teve em 2023, em…

21/05/2024

Gil do Vigor e Beatriz do ‘BBB 24’ estrelam comercial e resultado irrita web

Beatriz Reis, do 'BBB 24 ', e Gil do Vigor , do 'BBB 21', se…

21/05/2024

Homem é agredido a ripadas em rua de Rio Branco

Paulo dos Santos Lima, de 41 anos, foi agredido a golpes de ripa com prego…

21/05/2024