Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Geógrafo formado na Ufac afirma que Acre e Rio Branco poderiam ter dois fusos e pede novo referendo

A novela do fuso horário no Acre ganha mais um capítulo ou quem sabe, mais um “especialista no assunto”. Em publicação na página oficial de Jorge Viana (PT) nas Redes Sociais, o internauta Jordan Valle, geógrafo da Universidade Federal do Acre (UFAC) relatou sua tese, questionamentos e argumentos sobre o fuso horário do Acre.


Ele afirma que pode comprovar que o fuso horário atual de Rio Branco, com apenas – 1 hora de diferença para Brasília está correto. Jordan explica que for seguido rigorosamente o horário natural, a capital deveria ter dois fusos horários diferentes.


De acordo com ele, se fossemos cumprir exatamente o que foi convencionado internacionalmente, ou seja, se fossemos cumprir as divisões dos fusos horários, Rio Branco deveria ter dois fusos diferentes, dividindo a cidade em dois horários, e o Acre deveria ficar com dois fusos, as cidades do extremo leste no fuso atual e as demais no fuso antigo.


 “Estava analisando a latitude da nossa cidade, e percebi que a maior parte da cidade está localizada dentro do mesmo fuso horário de Manaus e Porto Velho, a – 4horas de Greenwich e -1 hora de Brasília. Um fato científico curioso é que o meridiano teórico de mudança de hora, que corresponde a tão polêmica “hora natural” passa exatamente sobre a parte Oeste da cidade de Rio Branco. Dessa forma, se fôssemos seguir rigorosamente o horário natural, Rio Branco deveria ter dois fusos horários diferentes. Já cidades como Acrelândia, Capixaba, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Porto Acre estão integralmente localizadas no fuso horário atual (a mesma hora de RO, AM e Bolívia). Ou seja, pelo bom “senso científico”, como alguns leigos do assunto polemizaram, o nosso Estado pode sim ter dois fusos horários. E nossa capital e mais outros 5 municípios, totalizando 6 cidades, que juntas correspondem a mais de 60% da população do Estado, deveriam permanecer no atual fuso. De fato será um erro científico e principalmente político, o retorno do velho horário”, publicou.


Finalizando sua postagem, Jordan pede que seja realizado mais um referendo e um debate com especialistas para não haver ‘jogo político de opiniões’.  


“Eu rogo que seja imediatamente proposto um novo referendo, onde essas questões possam ser expostas e debatidas por profissionais especializados na área da geografia, para não haver esse jogo político de opiniões, onde estão praticamente assassinando o padrão científico geográfico, infelizmente, e atrasando injustamente nosso Estado, por conta de um referendo ultrapassado, que não reflete mais a opinião desse momento do povo”, escreveu. 


2fusos


 


 


 


Sair da versão mobile