Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Acre isolado: Movimento dos Atingidos por Barragem fecham a BR 364

O tráfego de veículos pela Br 364 entre Porto Velho e Rio Branco está bloqueado desde as 5 horas da manhã desta quinta feira (17).


Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), fecharam a rodovia que liga a capital de Rondônia aos distritos de Jacy-Paraná e Mutum Paraná, e consequentemente a ponta do Abunã que liga Rondônia ao estado do Acre.


A ação integra a participação na Jornada Nacional de Lutas pelos direito das populações atingidas por barragens.


Famílias atingidas por barragens em Rondônia e em todo o país estão mobilizados pela aprovação da presidente da república do decreto que institui a Política Nacional de Direitos às Populações Atingidas por Barragens (PNAB). Em, Rondônia querem que os direitos dos atingidos sejam garantidos, como ao reassentamento de mil famílias há 30 anos sem terra por serem atingidas pela Usina de Samuel, que os pescadores, remanejados e demais atingidos de Santo Antônio e Jirau tenham suas condições de sustento e geração de renda reestabelecidas pelas empresas.Também estão pautando a não privatização dos campos do Pré-Sal, através dos leilões, principalmente do maior de todos, que está marcado para o próximo dia 21, o campo de Libra.


acre_BR_fechada


A Polícia Rodoviária Federal está no local e negocia com os manifestantes para liberação do trecho. Todos os ônibus das empresas que prestam serviços para as Usinas de Santo Antonio e Jirau que levavam operários para os canteiros de obras tiveram que retornar para Porto Velho.


Ontem, uma explosão em uma das turbinas da Usina de Santo Antônio, distante 6 km de Porto Velho, deixou pelo menos cinco pessoas feridas. Os manifestantes disseram que o protesto de hoje nada tem a ver com o ocorrido ontem na usina.


Sair da versão mobile