Categories: Acre Notícias

Terceiro Turno

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas



As eleições municipais de 2012, no Acre, ainda não terminaram. Apesar dos eleitores terem ido às urnas há um ano a decisão de quem continua ou não prefeito ainda se arrasta nos tribunais. Pelo menos três prefeitos, Vagner Sales (PMDB) de Cruzeiro do Sul, James Gomes (PSDB) de Senador Guiomard e Rodrigo Damasceno (PT) de Tarauacá, esperam decisões judiciais para se manterem nos cargos.


A hora da verdade


Esta semana será decisiva no TRE do Acre para os três prefeitos. No caso de Vagner Sales (PMDB) a decisão relaciona-se ainda com uma questão de 10 anos atrás relativa ao seu mandato de deputado estadual. Os outros dois enfrentam julgamento acusados de compra de votos.


Vontade popular


A falta de uma reforma política acabou tornando as eleições um desrespeito à vontade popular. O voto de um juiz no tribunal acaba valendo mais do que milhares de outros que decidiram sobre a escolha de um candidato ao cargo eletivo.  


A roseira fortalecida


Os petistas que acham que a escolha da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) para ser candidata ao Senado da FPA significa abraçar-se ao espinheiro podem preparar os curativos. Depois da convenção estadual dos comunistas no fim de semana ficou claro que a candidatura de Perpétua é irreversível.


A unção


Quando o governador Tião Viana (PT) diz que a escolha da candidatura será feita através de pesquisa popular está ratificando Perpétua como candidata. Não acredito que numa pesquisa séria Anibal Diniz (PT) vá ganhar da comunista.


Missão cumprida


O senador Anibal Diniz (PT) foi um bom secretário de comunicação, em três governos da FPA. Muitos jornalistas acreanos ainda sentem saudades dos tempos de Diniz. Ele era partidário, mas sabia ser técnico e diplomático.


Respaldo popular


Diniz montou um sistema público de comunicação com alcance nos 22 municípios acreanos. Ele está fazendo um mandato de senador bem avaliado, mas apesar das conquistas ainda não conseguiu politicamente cair nas graças do povão.


Novos tempos


O tempo em que a FPA tinha capacidade de eleger até um poste já passou. Marcus Alexandre (PT) elegeu-se prefeito de Rio Branco porque andou e conversou muito e conseguiu passar credibilidade aos eleitores.


Mistérios da política


Outro caso intrigante é o do secretário da SEDENS, Edvaldo Magalhães (PC do B). Fez um trabalho brilhantes como presidente da ALEAC. Aproximou os parlamentares das comunidades e revitalizou o funcionamento interno da ALEAC. Foi democrático e diplomático com a oposição.


Mistérios da política 2


Atualmente é o secretário estadual com o melhor desempenho no Governo. Ainda assim continua com forte rejeição. Se for candidato a deputado federal terá que se esforçar muito para eleger-se.


Talento


Edvaldo Magalhães já demonstrou na prática ser um bom executivo. Mas não sei por quais razões ainda enfrenta a desconfiança dos eleitores acreanos. Se não fosse assim, pela competência comprovada, Magalhães seria um forte candidato ao Governo.     


Este ou aquele


Na convenção dos comunistas a questão da vaga à Câmara Federal ainda não foi definida. O presidente regional reeleito Moisés Diniz (PC do B) e Edvaldo Magalhães são os favoritos. Mas a decisão não está fechada.


O esquecido


Acho estranho o nome do ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT), não ser nem cogitado para disputar o Senado pela FPA. Potencial eleitoral não falta a Angelim eleito duas vezes prefeito da Capital.


Erro fatal


O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) erra ao tentar entrar no debate sobre o petróleo no Acre. A equação é simples: se o petróleo “jorrar” no Estado a vitória será de Tião Viana (PT) e se secar , Márcio vai dividir a conta com os seus adversários políticos.


Curral eleitoral


Leio a notícia que o deputado Denilson Segóvia (PEN) alinhou a Igreja Quadrangular com o projeto de reeleição de Tião Viana (PT). Só quem não acompanhou as mais recentes eleições no Acre pode acreditar na fidelidade do voto evangélico. Além disso, sempre há uma profusão de candidatos evangélicos com linhas ideológicas completamente diferentes. Graças a Deus, que os evangélicos, como qualquer outro eleitor das mais diversas religiões, vota livremente de acordo com a sua consciência…  


 


 


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Espanha vence Croácia na Eurocopa em jogo marcado por recorde e gol anulado

A Espanha venceu a Croácia por 3 a 0, neste sábado (15), no estádio Olímpico,…

15/06/2024

Alan Rick repudia indução ao aborto e pede expulsão de Lola do União Brasil

O presidente estadual do União Brasil, senador Alan Rick, determinou à executiva municipal da sigla…

15/06/2024

Festival Indústria Acreana valoriza produtos locais na Capital

Valorizar os produtos fabricados no estado. Esse é o principal objetivo do Festival Indústria Acreana,…

15/06/2024

Motorista atira em carro com casal e crianças durante briga de trânsito

Um motorista foi filmado atirando na direção dos ocupantes de um carro durante uma briga…

15/06/2024

Solidariedade promove curso de formação política para pré-candidatos no Acre

A direção estadual do Solidariedade no Acre, por meio da Fundação 1º de Maio, realizou…

15/06/2024

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

No Continente Europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula do G7, que…

15/06/2024