Categories: Destaque esquerdo Notícias

Os fiéis como moeda política

Published by
Roberto Vaz

O pastor Denílson Segóvia (PEN), que se elegeu deputado estadual em 2010, apoiado em uma farta campanha publicitária patrocinada pela deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC), estaria apostando todas as fichas para garantir sua reeleição em 2014, oferecendo a Igreja Quadrangular como moeda política.


Em entrevistas a um jornal local, Segóvia declarou que “a igreja quadrangular abandonou a oposição e vai ajudar na reeleição de Tião Viana”. Denílson Segóvia foi eleito presidente da denominação religiosa após embates com os pastores Lacerda e Antônio José, que fundaram novas igrejas com fiéis dissidentes.


Membros da Igreja Quadrangular de Rio Branco, que apoiam Denílson Segóvia participaram na sexta-feira (11), de uma reunião para acertar novas filiações no Partido Ecológico Nacional (PEN) e montar estratégias para ajudar na reeleição do governador Tião Viana (PT) nas eleições de 2014.


Denílson Segóvia quis demonstrar poder de mando levando 10 bispos, dezenas de pastores e coordenadores da quadrangular para o evento do PEN. Renegando a ajuda financeira de Antônia Lúcia, Segóvia disse que foi eleito com ajuda da Igreja Quadrangular, e seu objetivo seria levar os líderes religiosos para apoiar o governo do PT.


Falando em nome dos fiéis, o deputado destacou: “a igreja quadrangular abandonou a oposição e vai ajudar na reeleição do governador Sebastião Viana. Antes, a igreja apoiava a oposição”. Com um certo ar de demagogia, Segóvia enfatizou que a decisão dos fiéis apoiar o PT é de “propriedade e espiritualidade”.


O deputado da base de apoio da administração petista deixa claro o uso político de sua denominação religiosa. Ele disse que o PEN realizará atos de filiação entre os fiéis da Igreja Quadrangular nos municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Xapuri e Mâncio Lima. “Nesses municípios nós vamos concentrar campanhas de filiação para fortalecer o nosso partido”.


Segóvia anunciou que Astério Moreira (eleito com apoio da Igreja Renovada), Fernando Lage e Francivaldo Barros que é um dos líderes da igreja quadrangular, serão lançados como candidatos a deputado federal pelo PEN nas eleições de 2014.


A aposta dos “deputados/religiosos” é alta no ambicioso projeto político que estaria usando as igrejas como uma extensão dos partidos e os fiéis como moeda política nas negociações de apoio com a cúpula da Frente Popular do Acre (FPA) que busca a manutenção da hegemonia política no Acre, além da reeleição do governador Sebastião Viana.



Denílson Segóvia usa a Igreja Quadrangular como partido político
para barganhar reeleição e apoiar Sebastião Viana, em 2014


Longe de observar o mandamento bíblico do apóstolo Pedro, que exorta aos pastores a não negociarem o rebanho de Deus, Segóvia estaria disposto a fazer de tudo para se manter no poder.


No jogo de fé e política misturado com barganha eclesial, o pastor-deputado promete mais a Sebastião Viana. A meta é tentar alcançar os mais de 18 mil membros e 520 obreiros (pastores titulares e auxiliares) visitando os 82 templos da Igreja Quadrangular, quase que obrigando os fieis a fazerem aliança política com ele o governo, como fez nas eleições passadas, durante o 1º e 2º turnos, quando reuniu todos os líderes da Igreja para declarar apoio a Marcus Viana.


Para convencer as ovelhas, o pastor utiliza-se do argumento em suas pregações de que é preciso de “unidade na Igreja” e que o povo de Deus necessita de um representante, um “homem de Deus” no parlamento, para facilitar as negociações com o governo, por exemplo, em casos de anistia de multas ou aquisição de documentação de um terreno da Igreja.


Por outro lado, nem todos concordam com a pregação e a condução do chamado projeto político da Igreja. Esses não se manifestam publicamente com medo de perseguição.


Na lei de Segóvia não impera o livre arbítrio dado pelo Deus de suas pregações, ao contrário, o que ele mais segue é o “olho por olho dente por dente”, da Lei de Moisés.


 


 


 


 


 


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Empresa pode pedir localização do celular de funcionário, decide TST

Em uma decisão polêmica, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizou uma empresa a ter…

19/05/2024

Apenas 40% dos brasileiros fazem atividades físicas, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças…

19/05/2024

Gabigol admite que usou camisa do Corinthians, pede desculpas e diz que quer renovar contrato

Gabigol, atacante do Flamengo, pediu desculpas à torcida rubro-negra depois que vazou nas redes sociais…

19/05/2024

IR 2024: veja o passo a passo da declaração para empreendedores

Tarefa anual para grande parte da população, a declaração do Imposto de Renda pode gerar…

19/05/2024

Max Verstappen vence GP da Emilia Romagna de Fórmula 1

Max Verstappen conseguiu suportar a pressão de Lando Norris, da McLaren, e vencer o Grande…

19/05/2024

Brasil encerra 1ª semana da LNF com aproveitamento perfeito

A seleção brasileira de vôlei encerrou a disputa da primeira semana da Liga das Nações…

19/05/2024