Categories: Acre Notícias

Suely Melo abre procedimento investigatório para apurar negligência no caso Maria Alencar

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Terminou na Comissão de Saúde Pública o caso que envolve a paciente Maria das Graças Alencar de Araújo que há três anos luta para realizar o exame Enema Opaco e fazer a cirurgia de reversão da colostomia. O acorrentamento do seu filho, Jair Alencar, na manhã de hoje (9) na galeria da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), causou tumulto e muita confusão durante a sessão.


Para o deputado Eduardo Farias (PCdoB) não precisava a oposição utilizar de “pirotecnia” para ajudar a resolver o caso. Ao receber a notícia de que o filho da senhora estava acorrentado, o secretário adjunto de saúde, Irailton Lima – que participava da implantação da Mesa Estadual de Negociações Permanentes do SUS – ainda usou como desculpa o fato de dona Maria das Graças ter problemas neurológicos. A declaração surpreendeu jornalistas que procuravam ouvir a secretária Suely Melo.


Por telefone, a gerente do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) Ediná Monteiro, apresentava outra explicação para o caso, informando que há um mês a paciente foi incluída no TFD e que ela precisava fazer um raio-x de pesquisa. O Superintendente do Hospital das Clinicas (HC), Carlos Eduardo, foi chamado às pressas para explicar o andamento do processo.


Assustado, Carlos Eduardo chegou na Aleac afirmando que o caso não era de urgência. Apresentando a nota de empenho que garantia a realização do exame através de uma clinica particular, ele disse que o HC descobriu a possibilidade de fazer o diagnóstico em Rio Branco. Carlos Eduardo não soube informar se a paciente tinha problemas neurológicos. “Ela não vai precisar sair do Estado, se tem problemas neurológicos eu desconheço”, disse.


Chamado, o serviço de segurança da Aleac usou um alicate para cortar o cadeado que prendia a corrente utilizada por Jair Alencar durante o protesto. O clima ficou tenso. Assessores do deputado Jamyl Asfury (PEN) discutiram com o deputado Major Rocha (PSDB).



Os ânimos entre deputados de situação e oposição se acalmaram com a chegada da secretária Suely Melo na sala de comissões. Com discurso mais equilibrado, a secretaria pediu desculpas à família Alencar e prometeu abrir um processo administrativo para investigar as falhas no atendimento a paciente. Ela confirmou o que a deputada Antônia Sales denunciou.


“É inadmissível que esta senhora há três anos venha lutando por um atendimento mais digno. Temos que reconhecer as falhas e eu determinei a abertura de um processo para saber onde foi o erro e vou punir os culpados”, garantiu Suely Melo.


O deputado Major Rocha elogiou a postura da secretária Suely Melo. “A Aleac fez a sua parte quando chamou o Ministério Público na última reunião, o Estado precisa cumprir o seu papel. A sua presença aqui mostra o respeito que vossa excelência tem por esta casa”, disse Rocha.


Mais calmo, o Superintendente do Hospital das Clinicas, Carlos Eduardo, voltou a garantir que até o final de quinta-feira (10) o exame de Enema Opaco será realizado. O filho da paciente chorou em vários momentos durante a reunião. “Eu só quero que cuidem de minha mãe”, desabafou Jair Alencar.


Outros problemas pontuais apresentados pelo deputado Chagas Romão (PMDB) foram encaminhados. A secretária Suely Melo garantiu a instalação de um moderno aparelho de raio-x no Hospital de Xapuri, após a reforma da unidade.


O deputado estadual Eduardo Farias pediu desculpas pela utilização do termo “pirotecnia”. Irailton Lima também pediu desculpas. 


Às 9:00
Filho de idosa que precisa viajar pelo TFD se acorrenta na Aleac


O filho da senhora Maria das Graças Alencar de Araújo, Jair Alencar, se acorrentou na manhã de hoje (09) na galeria da Assembleia Legislativa do Acre. “Só saio daqui quando o governador Sebastião Viana conseguir embarcar minha mãe”, disse Jair. A medida radical foi tomada porque a mãe de Jair espera há dois anos por uma cirurgia para retirar a bolsa de Colostomia. A operação tem que ser Fora de Domicílio.


Ainda de acordo Jair, há dois meses a família passou a ter dificuldades até para conseguir fazer exames de rotina. Se sentindo injustiçado e vendo a cada dia o quadro da mãe piorando, o filho resolveu radicalizar. “Quero salvar a minha mãe, pelo amor de Deus me ajudem”, clamou. Jair disse que só sai da Aleac com a situação resolvida.



PARA ENTENDER O CASO:


No último dia 26 de setembro, dona Maria das Graças passou mal na galeria da Assembleia Legislativa onde foi buscar apoio dos deputados para ser contemplada pelo TFD e conseguir embarcar. Ela foi atendida pelo SAMU que encaminhou a idosa às pressas ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco.


A deputada Antonia Sales (PMDB) acompanhou o caso. Bastante preocupada, a parlamentar classificou a saúde no Acre com um descaso e cobrou ações do governador Sebastião Viana (PT) e da Secretária de Saúde, Suely Melo, para que se faça atendimento digno a paciente.


Passados 13 dias, nenhuma das promessas feitas garantindo o embarque e a cirurgia da idosa foram cumpridas. 


Carlos Eduardo é chamado às pressas a Aleac para dar explicações sobre homem acorrentado para resolver problema de saúde da mãe

O filho da senhora Maria das Graças Alencar de Araújo, Jair Alencar, se acorrentou na manhã de hoje (09) na galeria da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). “Só saio daqui quando o governador Sebastião Viana conseguir embarcar minha mãe”, disse Jair.


O caso acontece no andar de cima da Aleac e no auditório da Interlegis, no primeiro piso, a secretária de Saúde do Estado, Suely Melo, se reúne para implantar  a Mesa Estadual de Negociações Permanentes do SUS. A secretária tomou conhecimento do caso através da lente da Câmera Fotográfica do ac24horas.


Ela acionou o diretor do Hospital das Clinicas, Carlos Eduardo, chamado às pressas para dar explicações sobre o caso. Por telefone, a gerente do Tratamento Fora de Domicílio, Ediná Monteiro, informou que dona Maria das Graças está há um mês no TDF e que o exame de pesquisa de Raio-X já foi encomendado para compra.


Ainda de acordo Ediná, o exame foi solicitado pelo Dr. Dan Mariano e dona Maria das Graças não vai precisar sair do estado para o tratamento. 


O caso se arrasta desde 2011:


 


Sem diagnóstico definido mulher definha em um leito do Huerb, após duas cirurgias

 



Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Luana Piovani não se contém e expõe motivo de separação de Pedro Scooby

Durante a manhã dessa sexta-feira (17), a atriz Luana Piovani utilizou suas redes sociais para…

17/05/2024

MPAC ajuíza ação cautelar para suspender obras da Praça da Revolução

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada…

17/05/2024

Lançada campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

No dia em que a Universidade Federal do Acre (UFAC) anunciou o afastamento de um…

17/05/2024

Inscrições para o programa CNH Social encerram-se na próxima terça (21)

O programa que traz a oportunidade de que pessoas de baixa renda e inscritos no…

17/05/2024

Bocalom e Socorro Neri se encontram na ALEAC: “capacidade diplomática”

A deputada federal Socorro Neri (PP) compareceu à a Assembléia Legislativa do Acre, nesta sexta-feira…

17/05/2024

Rio Branco enfrenta time de Roraima pela Série D neste sábado

O Rio Branco FC volta a campo neste sábado, 18, pelo Campeonato Brasileiro da Série…

17/05/2024