Menu

Perpétua alerta para falta de mamógrafos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

deputada_01


A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) alertou para a falta de mamógrafos durante a panfletagem do “Outubro Rosa” na manhã desta segunda-feira (7), no centro de Rio Branco. A comunista mandou imprimir 5 mil panfletos orientando a prevenção e fez a distribuição no terminal urbano de Rio Branco.

Publicidade

“A gente faz o que pode, mas não adianta pedir que as mulheres façam os exames preventivos se não existem mamógrafos em quantidade suficiente. Aí, vão fazer os exames como? O problema foi comprovado em todo o Brasil. No Acre, apenas a capital e Cruzeiro do Sul, possuem mamógrafos”, reclamou a deputada que informou que a partir de agora as suas emendas para a área de saúde serão para a aquisição desses aparelhos.


No Brasil, o câncer de mama é o tumor que mais mata as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca. Para este ano são esperados 50 mil novos casos e aproximadamente 10 mil mortes. Outubro é o mês que marca a luta contra o câncer de mama.


O Brasil é um dos países a aderir ao movimento que já dura dez anos e começou na Califórnia. O “Outubro Rosa” é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade no combate à doença, principalmente o público feminino.


O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelo público feminino. Além da frequência com que ocorre e da quantidade de óbitos, o tumor pode causar muitas sequelas, físicas e psicológicas. A pior delas: a mutilação. Em alguns casos, há necessidade de retirada da mama, o que pode afetar a percepção da sexualidade e a imagem pessoal do paciente.


A prevenção é a grande arma no combate ao câncer e quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. Por isso a campanha visa mostrar como se prevenir do tumor que atinge cada vez mais brasileiras e brasileiros. Homens têm câncer de mama na proporção aproximada de um homem para cada 100 mulheres. O principal sintoma é o nódulo mamário, seguido de secreção mamilar com sangue.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido