Menu

Jorge Viana participa de entrega de sistemas de irrigação e maquinas para produção agrícola

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

JORGE_02


Quando ainda era prefeito de Rio Branco, o hoje senador Jorge Viana investiu em um projeto ousado: a criação dos polos agroflorestais no entorno da Capital. Eleito governador em 1999, deu prosseguimento ao trabalho, implantando polos agroflorestais nos principais municípios do Estado.

Publicidade

Na manhã desta segunda-feira, 7, Jorge Viana visitou um desses polos, o de Capixaba, onde participou, ao lado do secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) Lourival Marques, do assessor especial do governador Mauro Ribeiro, do Superintendente do Incra Idésio Franke, do secretario adjunto da Seap Mamed Dankar, do prefeito do município, Otávio Vareda, vereadores e agricultores da região para entregar mais um grupo de sistemas de irrigação aos produtores rurais do polo agroflorestal de Capixaba.


A solenidade de entrega foi realizada na propriedade do agricultor Eronildson Batista da Silva. Ele mora no local com a esposa e filhos há sete anos. A implantação do sistema de irrigação, segundo ele, vai aumentar sua renda familiar – hoje cerca de R$ 1,3 mil – em 30% nos próximos meses.


“Ter irrigação na propriedade tem grande importância. Essa é a época que a gente quase não pode produzir por causa da seca e com a irrigação, nós vamos produzir praticamente o ano todo e produtos de melhor qualidade”, diz Silva que em uma área de 6,8 hectares, das quais 5,5 são produtivas, produz abacaxi, alface, cheiro verde, pimenta, quiabo pepino, tomate, roça de macaxeira, milho, limão e se prepara para produzir café nos próximos anos. “Tenho agora meia hectare com irrigação graças ao apoio do governo e agora, além do abacaxi, quero plantar aqui nessa área irrigada, mamão e pimenta e meu projeto é ampliar a produção nos próximos anos”.


 Os recursos para o projeto de irrigação foram viabilizados junto ao governo federal, a fundo perdido, por Jorge Viana e além de beneficiar produtores de Acrelândia e Capixaba irão beneficiar ainda produtores de Brasiléia, Xapuri, Porto Acre, Bujari e Sena Madureira. Em Capixaba foram entregues sete kits, com sistemas de irrigação por microaspersor para cultura de frutas e hortaliças. Os kits vão melhorar significativamente a vida dos produtores.


Equipamentos foram comprados pelo governo do Acre com recursos federais oriundos de emenda do senador

Equipamentos foram comprados pelo governo do Acre com recursos federais oriundos de emenda do senador

Remanso


Do polo o senador foi ao Projeto de Assentamento São Luís do Remanso participar, na sede da associação do Ramal do Limeira, da solenidade de equipamentos agrícolas para oito associações de produtores rurais da região de Capixaba e do PA do Remanso. Foram entregues dois tratores agrícolas com grade niveladora e plantadeira agrícola, oito trilhadeiras de cereais, seis beneficiadoras de arroz e um trator de esteira. Mais de 200 pessoas participaram da solenidade.


O secretário Lourival Marques representou o governador Tião Viana no evento, que contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Elson Santiago, do prefeito Vareda, vereadores e lideranças das comunidades beneficiadas.


Para Lourival Marques o investimento na produção que vem sendo feito pelo governo do Acre, com o apoio do governo federal e do senador Jorge Viana, garante o fortalecimento das associações. “Esses equipamentos agrícolas permitem um fortalecimento da produção e das propriedades rurais na região de Capixaba”.


Na associação, Jorge Viana lembrou que a história do Acre está vinculada à bravura de um povo trabalhador e sua relação com a floresta. “Nós estamos aqui no coração da floresta, num projeto de assentamento extrativista que era um sonho de Chico Mendes e que de alguma maneira eu também ajudei muito. Inclusive minha mãe viveu aqui, minha família viveu aqui. E eu agora, como senador, estou dando continuidade a esse trabalho e melhorando a produção”, disse.

Publicidade

Disse ainda que Tião Viana como governador e ele como senador, com o apoio do governo federal, hoje, podem ajudar as pessoas para que elas usem as áreas já desmatadas produzindo mais alimentos e com isso façam a terra render, sem precisar continuar desmatando. “Com isso a gente está fazendo a defesa da floresta, para evitar que mais destruição aconteça no Acre. Nós temos que entender de uma vez por todas que a nossa história está vinculada diretamente à floresta e são assentamentos e projetos como esses que, se tiverem apoio governamental como estamos dando aqui, vão dar certo e nós vamos ter floresta preservada e produção de alimentos”, disse Jorge Viana.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido