Menu

MS fará pesquisa no Acre sobre a utilização racional de remédios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os municípios de Capixaba, Cruzeiro do Sul e Rio Branco foram escolhidos no Estado do Acre para participar da coleta de dados da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM) do Ministério da Saúde.


A pesquisa tem inicio a partir desse sábado (05) e a previsão é que os dados do inquérito estejam finalizados até o início de 2014. Cerca de 400 moradores, deverão participar da pesquisa. O público será dividido por gênero, escolaridade e faixas etárias – desde crianças a idosos. As informações serão transmitidas em tempo real por Brasília.

Publicidade

Dados do MS indicam que no Acre, só nos últimos cinco anos, houve quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa. Neste período, foram registradas 1716 internações por intoxicação de medicamentos.


A segunda parte da PNAUM será a aplicação de questionário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos locais de entrega dos medicamentos nesses serviços.


Caberá os secretários de saúde, coordenadores municipais da assistência farmacêutica, responsáveis pela distribuição de medicamentos nas farmácias ligadas ao SUS, médicos e usuários também serão entrevistados. O enfoque será o funcionamento dos serviços de assistência farmacêutica.


A pesquisa vai mostrar como é a utilização dos medicamentos para as doenças mais comuns e para as crônicas. O levantamento também vai revelar se as pessoas seguem as prescrições médicas e se persistem no tratamento com medicamentos.


A pesquisa acontece em todo o país e serão entrevistado 38,4 mil pessoas em 245 municípios brasileiros, sobre temas como o uso de remédios, acesso aos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS), uso racional de medicamentos e a automedicação.


Elas serão analisadas por professores-pesquisadores de 12 instituições parceiras do Ministério da Saúde. Ao todo, serão investidos R$ 9,4 milhões no inquérito.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido