Categories: Cotidiano Notícias

Eleitores doam títulos antigos ao Espaço Memória do TRE-AC

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas


O aposentado Vicente Paulo de Menezes Contreira, 75, tirou o primeiro título em 1957, quando o Estado do Acre ainda era Território do Acre. O documento, um pouco maior que a cédula atual, continha a foto do eleitor e a assinatura dos presidentes de mesas receptoras de voto a cada eleição que o cidadão participava.


Hoje, com os avanços tecnológicos assumidos pela Justiça Eleitoral, a segurança do voto é tratada de outra forma. O título já não precisa de tantas informações, pois tudo está devidamente armazenado no sistema eleitoral.


Para seu Vicente, a evolução é a maior prova de que a Justiça Eleitoral no Brasil tem uma história a ser preservada. Nesta semana, após fazer o recadastramento biométrico e comparar o seu título antigo com o atual, decidiu doar o documento ao Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Acre. “Estou contribuindo com essa história”, declarou satisfeito.


O mesmo fez o aposentado José Cassiano Ribeiro, 78 anos, e sua esposa Dilma Ribeiro, que ao procurarem o serviço de recadastramento biométrico informaram sobre a existência do título antigo que haviam guardado em casa.


Na ocasião aproveitaram para narrar curiosidades sobre eleições passadas e as dificuldades pelas quais passavam para se deslocar de suas residências até um cartório eleitoral.


A presidente da Comissão Permanente de Levantamento da História da Justiça Eleitoral do Acre, Aiêza S. Bandeira, acredita que com o período de revisão biométrica em Rio Branco, muitos títulos antigos ainda podem surgir para compor o acervo do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.


“Nós temos apenas 7 títulos antigos e estamos tentando ampliar esse acervo para compor a exposição do Espaço Memória que temos aqui no prédio do TRE. Por isso, quero aproveitar para pedir às pessoas que possuem esse documento e puderem contribuir, que nos procurem no Tribunal ou nos liguem nos telefones 3212 4432 ou 3212 4437”, enfatizou.


O Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Acre foi inaugurado em 02 de fevereiro de 2011 e reúne fotos, processos históricos e curiosidades sobre as eleições no Acre. Ele pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 19 horas.


 


 


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Rosário Central x Atlético: prováveis escalações, arbitragem e onde assistir

Rosário Central e Atlético se enfrentam nesta terça-feira (07), às 19h, no Estádio Gigante de…

07/05/2024

58% das empresas têm preocupação com fraudes, diz Serasa

Levantamento realizado pela Serasa Experian indica que 58% das empresas têm preocupação com fraudes. Esse…

07/05/2024

Filha é presa suspeita de tentar matar mãe a facadas durante briga

Uma mulher de 43 anos foi presa suspeita de tentar matar a própria mãe, uma…

07/05/2024

Bombeiros apontam irregularidades em cerca elétrica que matou jovem; empresário dá versão

O delegado Heverton Carvalho já ouviu o empresário José Edmilson da Cunha, dono do terreno…

07/05/2024

PMs e guarda municipal são presos suspeitos de extorsão e roubo de casa

Dois policiais militares e um guarda municipal de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, foram…

07/05/2024

Além do arroz, trigo e produtos lácteos devem ficar mais caros no Acre devido ao colapso no RS

A enchente histórica no Rio Grande do Sul tem prejudicado a produção agrícola gaúcha e…

07/05/2024