Menu

Operação combate extração ilegal de madeira no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma operação desencadeada pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) essa semana está combatendo a extração ilegal de madeira no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Porto Dias, no município de Acrelândia.  A ação conta com o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar.


O foco da operação é coibir as derrubadas não autorizadas, o transporte ilegal de madeira e a carne de animais silvestres, além de identificar os focos de calor. Foram apreendidos motosserras e dois caminhões que transportavam, de maneira irregular, 16m³ de madeira. De janeiro a setembro deste ano já foram apreendidos aproximadamente 2.500 m³ de madeira.

Publicidade

O comandante do Batalhão Ambiental, major Negreiros, afirmou que as fiscalizações estão sendo intensificadas em todas as cidades do Acre, principalmente nas comunidades mais isoladas, nas quais os crimes ambientais acontecem com mais frequência. Nas últimas operações foram apreendidos diversos caminhões transportando madeira ilegal e aproximadamente 50 armas de fogo. “As ações têm alcançado o objetivo e o efeito esperado e levado uma segurança a mais aos produtores rurais. O nosso batalhão está atento à defesa do meio ambiente”,  afirmou.


Aproximadamente 50 árvores já tinham sido derrubadas pelos madeireiros em uma área de terra do Ramal do Pelé. Eles montaram pequenos acampamentos dentro da floresta, que funcionavam como minisserrarias. As árvores eram serradas e já saíam do local beneficiadas. A intenção era levar a madeira para Rondônia, utilizavam o Ramal do Progresso e, dessa forma,  evitavando a passagem pelo posto de fiscalização da Tucandeira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido