No próximo fim de semana será realizada uma força-tarefa para coibir as queimadas no Vale do Juruá. A ação é do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Instituto dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A intenção é identificar, com sobrevoos, possíveis focos de calor e áreas de floresta desmatadas em todos os municípios da região. A fiscalização se baseia em imagens de satélite em tempo real.
A força-tarefa chega no período em que as queimadas são mais intensas no Vale do Juruá. Um helicóptero do Ibama vai sobrevoar uma extensa área, abrangendo também os municípios de Feijó e Tarauacá. Além dos técnicos dos órgãos, a fiscalização vai contar com o Pelotão Florestal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
“Estamos fazendo um trabalho de conscientização, somado às alternativas oferecidas pelo governo, que tem feito os produtores deixarem o método tradicional do cultivo através das queimadas”, diz o presidente do Imac, Paulo Roberto Viana.
A equipe do Santa Cruz do Acre embarca no próximo dia 31 de dezembro rumo…
No Acre, em 2023, 57,8% dos domicílios nas áreas urbanas tinham como fonte de abastecimento…
As críticas dos governadores giram em torno dos repasses financeiros aos estados. Apesar das medidas…
Neymar e Bruna Biancardi anunciaram, nesta quarta-feira (25), que terão mais uma filha. Em vídeo…
O avião que desapareceu no Amazonas na sexta-feira (20) foi encontrado após cinco dias de…
A Mega da Virada é um dos eventos mais aguardados de final de ano e…