Menu

Pesquisar
Close this search box.

Situação do partido de Marina é ‘um pouco difícil’, afirma ministro do TSE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta quarta-feira (2) que a própria ex-senadora Marina Silva sabe que está “um pouco difícil” a aprovação do registro do partido Rede Sustentabilidade, pelo qual pretende disputar as eleições do ano que vem.


Marco Aurélio integra o TSE e participa nesta quinta (3) de julgamento que definirá se a Rede será liberada para participar das eleições de 2014 ou se terá que juntar novas assinaturas de apoio validadas pelos cartórios eleitorais.

Anúncios


O parecer do Ministério Público foi contrário à criação do partido. Segundo o parecer, do vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, o partido de Marina tem 442 mil assinaturas de apoio, mas a lei exige 492 mil. Ela pede que o TSE valide 95 mil assinaturas rejeitadas pelos cartórios, para ela obter o apoio mínimo. O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, opinou contra a criação da Rede. O parecer pode ser levado em conta pela Corte Eleitoral, composta por sete ministros.


Se o TSE entender que não há assinaturas suficientes, dará prazo para a “juntada” dos documentos. No entanto, não haverá mais condições de a Rede participar da eleição do ano que vem porque, para ser válido, o partido precisa estar registrado um ano antes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido