Menu

Jamyl Asfury anuncia convênio para regularizar situação de médicos formados na Bolívia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Jamyl Asfury (PEN) anunciou na manhã desta quarta-feira (2), que o Acre vai firmar um convênio para regularizar com mais celeridade a situação dos médicos brasileiros formados na Bolívia.


“Tivemos a oportunidade de participar de ações históricas para famílias acreanas que tiveram filhos estudando na Bolívia, um país que forma brasileiros que buscam formação, mas sofrem para regularizar o diploma no Brasil”, diz Asfury.

Publicidade

Segundo o deputado, uma comissão de autoridades do Acre foi à embaixada boliviana e deixou claro que a contribuição bolivianas também levaria benefícios e impacto financeiro ao país vizinho.


O parlamentar informou que um convênio será formalizado para que a documentação dos médicos formados na Bolívia fosse encaminhada com a maior rapidez para que os brasileiros possam ser contratados no Brasil.


“As autoridades bolivianas se comprometeram fazer uma parceria educacional com o governo do Acre, para que em um curto espaço de tempo seja liberada  a certificação para os brasileiros”, enfatiza Jamyl Asfury.


O deputado anunciou a realização de uma reunião no Acre com autoridade dos dois países no dia 17 deste mês. Na oportunidade será celebrado o convênio que possibilitará o ingresso de mais médicos no sistema de saúde do estado.


“Da forma que estão colocadas as regras, nós não podemos contratar nenhum brasileiro que não disponham da documentação fornecida pelo CRM. Este convênio que facilitará as contratações”, destaca Asfury.


De acordo com Jamyl Asfury, o estado poderá contratar mais 300 profissionais da área médica. “Será uma grande conquistas para os médicos formados e suas famílias que passavam décadas para conseguir o CRM”, finaliza.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido