Menu

Promotores recebem denuncia sobre saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Atendendo ao pedido da deputada Antônia Sales (PMDB), os promotores de justiça do Ministério Público Marco Aurélio Ribeiro e Glauco Ney Shiroma Oshiro participaram de uma reunião na manhã de hoje (01) na Assembleia Legislativa para averiguar as denúncias sobre a idosa que passou mal e desmaiou na galeria da Aleac.


O caso foi noticiado pelo Ac24horas na quinta-feira (26). A idosa Maria das Graças Alencar de Araujo (61) passou mal e desmaiou quando buscava apoio dos deputados na Casa do Povo. A equipe do SAMU foi contatada e encaminhou a idosa ás pressas ao Hospital.  [http://www.ac24horas.com/2013/09/26/da-redacao-ac24horas-com-rio-branco-acre/]

Publicidade

Como prometido por Antonia Sales, os promotores ouviram as queixas da idosa e também do seu filho, Jair Alenca, sobre as dificuldades no atendimento de saúde no hospital das Clinicas, para conseguir uma vaga pelo TFD e fazer exames na rede estadual de saúde.


Antônia Sales entregou documentos atestando o ocorrido e também de outros casos que aconteceram no interior. “Sei da dificuldade de vocês e do comprometimento de cada um, mais vejo os senhores como um Deus que pode ajudar na saúde do povo. As famílias mais humildes é que sofrem. O governo está brincando com a saúde delas, muita gente está morrendo e peço pelo amor de Deus que vocês nos ajudem resolver esses casos”, apela Antônia.


A deputada Marileide Serafim (Sem partido) sugeriu oficializar a Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE) para tomar as devidas providências. Ela também exigiu o histórico dos prontuários da idosa.


O deputado Major Rocha (PSDB) pediu estreitamento nas relações entre o poder legislativo e o ministério público. O deputado afirmou que recebe inúmeras denúncias na Casa do Legislativo principalmente de pacientes do interior.


Após as falas, Marco Aurélio Ribeiro da promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do MPE, avaliou que possivelmente houve abandono da assistência social. Ele disse que vai solicitar documentos da Secretaria de Assistência Social e do Hospital das Clinicas para detectar falhas.


“Vou pedir explicações do CRAS para fazer constar no processo. Não posso afirmar se houve ou não erros da assistência social em ajudar a idosa dentro e fora do hospital”, afirma.  


Glauco Ney Shiroma Oshiro da promotoria Especializada na Defesa da Saúde do MPE recebeu as denúncias das mãos da deputada e afirmou que vai ajudar na resolução do problema.


Oshiro explicou como funcionam as investigações e a coleta das denúncias.  Ele salientou que todo cidadão independente do município pode protocolar uma queixa no órgão.


Sobre o caso Maria das Graças Alencar o promotor vai pedir explicações da SESACRE, Hospital das Clinicas e TFD.


Horas depois os deputados solicitaram a presença do diretor Administrativo do Hospital das Clinicas (HC), Carlos Eduardo. Ele prometeu levar a idosa ao hospital para ser avaliada por um médico cirurgião, realizar os exames e iniciar o tratamento.

Publicidade

Mesmo assim o promotor Glauco disse que vai enviar ofício a direção do hospital para formalizar e dá continuidade ao processo.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido