Durante a reunião realizada na manhã de hoje (01) pela ouvidoria da Aleac, o membro titular da promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público do Acre (MPE), Marco Aurélio Ribeiro comentou sobre a sobrecarga dos trabalhos na promotoria Especializada de Defesa da Saúde que é gerenciada pelo promotor Glaucio Ney Shiroma Oshiro.
De acordo com Marco Aurélio, o órgão instaurou esse ano mais de 500 procedimentos para investigar denúncias na saúde pública nos hospitais da capital, Rio Branco.
“O MPE recebe procedimentos de todo o Estado. É um problema que salta aos olhos de todo mundo. E a promotoria que é dirigida pelo meu colega Glaucio está sobrecarregada”, disse.
Glaucio Shiromo Oshiro atende a promotoria na capital que abrange também o município de Porto Acre. Para realizar os trabalhos na promotoria no Vale do Juruá existe apenas um promotor para atender os municípios próximos a Cruzeiro do Sul e mais um que atende as cidades restantes.
Glaucio disse que recebe várias denúncias de casos isolados no sistema de saúde, no entanto, a promotoria tenta resolver de forma coletiva.