Menu

Turismólogos comemoram Dia Mundial do Turismo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Turismólogos, dirigentes, empresários e profissionais do turismo ligados ao setor comemoram no Acre o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Bacharel em Turismo. A confraternização foi nesse fim de semana no Restaurante Espaço Inacio’s. O momento foi de comemoração pelos avanços que o turismo vem trazendo a sociedade moderna e pelo reconhecimento da profissão de Turísmólogo, categoria esta que ainda aguarda a regulamentação da profissão.


O trabalho desses profissionais consiste no conjunto de atividades realizadas pelos indivíduos durante as suas viagens e estadias em lugares diferentes daqueles do seu entorno habitual por um período de tempo consecutivo superior a 24 horas, e inferior a 01 ano. Geralmente, a atividade turística é realizada com fins de lazer, embora também existam vários outros tipos de turismo, como por exemplo, o de negócios e eventos, muito praticado em nossa região.

Publicidade

“Além do Dia Mundial do Turismo, comemora-se também o Dia Nacional do Bacharel em Turismo onde conseguimos importantes conquistas, como a inclusão da ocupação de Turismólogos na carteira de trabalho através da Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. Nossa meta é a aprovação do Projeto de Lei 4030/2008 que inclui o Turismólogo como prestador de serviços na Lei Geral do Turismo, este que se encontra parado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, aguardando apenas uma assinatura desde o dia 27/04/2011, ou seja, dois anos e cinco meses”, explica João Bosco Nunes, um dos gestores no estado do Acre, da ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo.


João Bosco explica ainda que os benefícios serão muitos, caso o projeto seja aprovado. “Capacitação, campanhas de conscientização, apoio a eventos específicos da categoria, dentre muitos outros. Esta inclusão nos dará o direito ao registro no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Ministério do Turismo, o CADASTUR, que nos teve o direito revogado em setembro de 2011.”, comenta.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido