Menu

Jornalista Nelson Liano estreia em ac24horas.com

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nelson_coluna_cabeça


A imparcialidade de informações é fundamental para que possamos ter uma imprensa livre de amarras políticas e de interesses econômicos. E uma imprensa livre é fundamental para que possamos viver numa sociedade mais justa socialmente em que a população tenha voz. Por isso, resolvi começar a publicar essa coluna no site ac24horas que tem sido um dos poucos veículos de comunicação do Acre a valorizar a livre expressão. Assim pretendo fazer uma análise da política acreana de maneira imparcial oferecendo aos leitores a possibilidade de uma reflexão do noticiário diário do Estado.

Publicidade

Festa política no Juruá
Alguns dos prováveis protagonistas das eleições majoritárias de 2014 estão em Cruzeiro do Sul, que comemora os seus 109 anos de fundação, neste dia 28 de setembro. Os pré-candidatos ao Senado deputados Gladson Cameli (PP-AC) e Perpétua Almeida (PC do B –AC) e, os pré-candidatos ao Governo do Estado Tião Viana (PT) e Vagner Sales (PMDB).


Importância estratégica
O Juruá é considerado uma região fundamental para quem quer conseguir os votos para chegar aos cargos majoritários em disputa. Com uma população considerada “bairrista” e apegada às suas tradições os políticos que quiserem conquistar o eleitorado do Juruá tem que se fazer presente.


Pé na estrada
O governador Tião Viana (PT) chegou pela manhã e concedeu uma entrevista coletiva na Aldeia FM de Cruzeiro do Sul aos jornalistas da região. Depois seguiu fazendo mais das suas revisões às obras da BR 364.


Homenageado
Já o deputado Gladson Cameli (PP-AC) foi homenageado pelos vereadores da Câmara de Cruzeiro do Sul pelos serviços prestados ao município aniversariante como o parlamentar a liberar o maior número de emendas parlamentares.


Vagner_coluna do Nelson


Conquistando aliados
Já deputada Perpétua Almeida (PC do V – AC) fez uma reunião com o prefeito Vagner Sales (PMDB) para revitalizar o Mercado Municipal Joãozinho Melo. Ela está articulando as emendas para transformar o tradicional Beco do Mercado numa espécie de Shoping Popular.


Amizade
Perpétua e Vagner têm boas relações políticas. Os pré-candidatos ao Senado e ao Governo tem realizado diversas parcerias para obras em Cruzeiro do Sul. Eles não devem se “apunhalar” durante o pleito de 2014, se as duas candidaturas se confirmarem.     


Mais dois
Também o senador Sérgio Petecão (PSD), pré-candidato ao Governo visitou Cruzeiro do Sul. Ele participou da final do Copão no Estádio Arena do Juruá e das homenagens ao aniversário do município. Já o deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) passou a sexta com o prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB) e, retornou para as festividades de Cruzeiro do Sul no sábado.


El Brujo
O articulador político da FPA, Francisco Nepomuceno, o Carioca, também esteve o final de semana em Cruzeiro do Sul. Ele veio pedir o voto aos petistas do Juruá para a presidência do PT para Ermício Sena.


Mui amigos
Na agenda dos apoiadores de Ermício pelo menos três “companheiros” estão sendo vistos como “amigos, pero no mucho”. Os deputados Sibá Machado (PT-AC), Taumaturgo Lima PT-AC) e Jonas Lima (PT). Ninguém esconde a insatisfação com a postura desses parlamentares e alguns, inclusive, utilizam adjetivos como “traíras” para se referir aos “companheiros”. 

Publicidade

Racha
Talvez seja a primeira vez, nos últimos 12 anos, que o PT deixa transparecer publicamente as suas contradições internas. No momento o racha dentro do partido fica claro. Só mesmo com muita habilidade o líder maior dos petistas, Tião Viana, poderá mudar esse quadro de fissuras internas. 


Palpiteiro
Tem um importante personagem da política acreana da FPA que acha que decide quem vai ser candidato a que, mesmo nos partidos da oposição. Por exemplo, ele pensa que o deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) será candidato a deputado estadual! E que o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) será candidato à reeleição!


Precisa combinar
No entanto, essas decisões precisam ser combinadas com os adversários. Tenho informações que Henrique não abrirá mão de concorrer ao Governo! E já está percorrendo o Acre inteiro levando as suas propostas!


Luta pelo Senado
No caso de Gladson Cameli dificilmente abrirá mão da disputa ao Senado. Mesmo contra a vontade dos seus antigos aliados! O meu conselho a esse cidadão: menos, meu amigo, menos! Cuide da sua casa e deixe a dos outros!


Deletado
Por falar em decisão, o senador Anibal Diniz (PT-AC), deveria ir se preparando! Provavelmente ele não será o candidato ao Senado pela FPA! Tenho informações de que alguns cardeais do PT já abraçaram a candidatura de Perpétua Almeida (PC do B – AC) como tábua de salvação da vaga em 2014!


Independência
O problema da Perpétua é a sua independência! A liberdade de ações políticas é considerada altamente ofensiva e perigosa por alguns petistas mais radicais! E nisso eles têm razão…


Resistência
No entanto, por mais contraditório que seja, Anibal Diniz ainda conta com o apoio de alguns petistas. Justamente aqueles que são contrários a atual condução do partido e que têm divergências com a forma de condução da atual gestão estadual!


A volta no lombo de quem mandou dar
Tem dois processos que podem ter o efeito contrário do que esperava a FPA para 2014. As cassações dos prefeitos de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) e de James Gomes (PSDB) de Senador Guiomard. Os dois tiveram mais de 50% de votos nas eleições de 2012 e, o eleitor, não gosta de ser contrariado.


Análise
Os eleitores que escolheram esses dois prefeitos não devem ter ficado satisfeitos com cassações que não são consistentes. Tanto que um deve retornar a prefeitura nos próximo dias e, o outro, nem deixou a prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Tiro no pé
Os “embargos infringentes” do STF que determinaram novo julgamento para 12 réus do “mensalão” terá como principal vítima a presidente Dilma (PT). Apesar dela pertencer a um outro grupo político dentro do seu partido contrário ao ex-ministro José Dirceu (PT) um novo julgamento dos “mensaleiros” terá reflexo nas eleições de 2014.


Dormindo com o inimigo
Alguns petistas que tiveram seus interesses contrariados pela presidente Dilma (PT) costumam se referir a ela com expressões impublicáveis. Na minha opinião, fazendo um bom governo, ela vai pagar a conta dos seus desafetos nas urnas. 


Remelexo na FPA
Uma notícia surpreendente é a possibilidade do secretário de Pequeno Negócios José Carlos Reis ser o candidato a vice-governador na chapa de reeleição de Tião Viana (PT), segundo me informou uma fonte.


Lógica
Num primeiro momento a informação pode parecer absurda. Mas Reis tem feito um trabalho popular abrindo possibilidade de inserção econômica de milhares de famílias acreanas. Além disso, tem percorrido todo o Estado constantemente em contato direto com as classes mais desfavorecidas.


Mais um fato a favor
O secretário Reis desde os tempos do Senado é um dos assessores mais próximos de Tião Viana, inclusive, compartilhando de sua amizade pessoal. Numa eventual uma vitória da FPA, em 2014, Reis, governaria o Estado por alguns meses deixando Tião Viana tranquilo para disputar o Senado em 2018.


Recordar é viver
Em pelo menos duas ocasiões fui o jornalista político acreano que anteviu fatos que se tornaram concretos e que pareciam absurdos no momento em que foram ventilados. Primeiro quando publiquei, em dezembro 2010, uma extensa matéria, na Gazeta, com o então deputado estadual Élson Santiago (PEN) que era um azarão na disputa pela presidência da Aleac, em 2011.


Recordar é viver II 
A outra matéria foi em fevereiro de 2011. Contei a história do jovem engenheiro de origem humilde do interior de São Paulo que acabou se tornando um dos principais técnicos das gestões petistas. Marcus Alexandre (PT), de fato, contra todos os prognósticos acabou se tornando o candidato a prefeito de Rio Branco e vencendo as eleições de 2012.


Surpresa
O técnico prefeito de Rio Branco tem se mostrado um político de mão cheia! Diplomático e afeito ao diálogo com adversários já está despertando ciumeiras nas hostes governistas.


Conclusão
Portanto, não se surpreendam se o secretário Reis for o escolhido para compor a chapa pura petista em 2014. Claro que há um ano das eleições tudo pode acontecer. Mas essa hipótese tem sido ventilada dentro do atual Governo, que se reeleito, vai precisar de um vice de absoluta confiança como foi o caso de César Messias (PSB), que não pode mais concorrer ao cargo.


Profissionalismo
O deputado Márcio Bittar (PSDB-AC) pré-candidato ao governo do Estado promete profissionalizar a sua campanha com a ajuda da tucanagem nacional. Segundo uma fonte, um instituto de pesquisas já está fazendo sondagens daquilo que a população acreana almeja para o próximo Governo.


Noite das facas longas
Mas parece difícil a candidatura de Bittar decolar. Os prefeitos de Epitaciolândia André Assem (PSDB) e de Assis Brasil Doutor Betinho (PSDB) já estão de malas prontas para os novos partidos criados recentemente.


Quadro desfavorável
O lançamento da pré-candidatura de Vagner Sales (PMDB) também atrapalha as pretensões do tucano. A saída poderá ser o Senado, onde também, já existe uma super-inflação de candidatos. Particularmente acredito que Bittar deverá ser candidato à reeleição se não houver mudanças no atual quadro político de candidaturas.  


Reflexão
Cuidado com aqueles que para se defenderem estão sempre evocando a famigerada honra! Na realidade um homem verdadeiramente honrado não precisa falar em honra! As suas ações corretas farão com que que os outros digam que ele é honrado! 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido