Antes de prestar depoimento porém, ele recebeu voz de prisão. A notícia do aparecimento do foragido mais importante da justiça rondoniense logo se tornou o assunto do dia e a movimentação em torno do Fórum Criminal foi intensa. Enquanto do lado de fora jornalistas aguardavam a saída de Araújo, lá dentro, policiais civis e militares elaboravam a estratégia para tirá-lo de lá sem que a imprensa registrasse imagens ou fotografias.
Ás 11:25 minutos, a polícia organizou uma saída cinematográfica de um dos carros da escolta. Com sirenes ligadas, o comboio militar saiu em disparada em direção ao IML. Tudo armação. Valter Araújo permanecia na cela da carceragem do Fórum.
O advogado Gilson Jucá, que chegou ao Fórum acompanhando Valter Araújo, explicou os motivos que levaram o ex-deputado a se a apresentar a justiça.
“Ele usou um direito constitucional que é o de buscar a ampla defesa. A justiça determinou a prisão e ele recorreu. Como acabaram todas as possibilidades de recurso, ele veio se apresentar. Lembro que meu cliente nunca dificultou nenhum processo, nenhuma investigação, apenas aguardou o andamento dos recursos apresentados. Ele havia sido intimado para audiência e compareceu, como os senhores viram. Hoje foram ouvidas várias testemunhas em um processo que ele responde, como havia mandado de prisão, ele foi preso, mas nós iremos entrar com o pedido de relaxamento de prisão”, disse Jucá.
Segundo fontes que acompanharam o depoimento do ex-parlamentar, ele apresentava semblante abatido. No início da tarde Valter Araújo passou pelo IML e de lá foi levado para o presídio Panda, onde ficará a disposição da justiça.
Valter Araújo possuía cinco mandado de prisão em seu desfavor. O ex-deputado foi preso durante a Operação Termópilas, em 2011, acusado de chefiar uma quadrilha que corrompia servidores públicos e desviou milhões dos cofres públicos.
“Ele nunca saiu de Porto Velho”, afirma advogado
O advogado Marcelo Binini, que se apresentou como sendo um dos advogados de defesa de Valter Araújo, disse que o ex-deputado nunca saiu de Porto Velho durante o tempo em que ficou foragido. Binini disse ainda que foi informado da decisão de Araújo de se entregar na manhã de ontem, quando compareceu ao Fórum para acompanha-lo.
“Ele nunca saiu de Porto Velho, sempre esteve aqui. Aquelas informações que diziam que ele foi visto por ai não passam de boatos. O Valter sempre esteve em um lugar bem reservado, mas garanto que nunca saiu de Porto Velho”, afirmou o defensor.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…