A afirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques e acontecem no momento em que o governo anuncia medidas para o combate a violência.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap) denunciou hoje (25) pela manhã, na Assembleia Legislativa do Acre a entrada de meia tonelada de drogas nas sete unidades prisionais do estado. A afirmação é do presidente do Sindap, Adriano Marques, com base na fragilidade do principal presídio de Rio Branco, o Francisco de Oliveira Conde (FCO).
Em conta rápida feita para jornalistas na sala de coordenação de comunicação, Marques assegura a entrada de aproximadamente 10kg de drogas uma vez por semana – um total aproximado de 480kg por ano – segundo o sindicalista. Ainda segundo Marques, a droga entra durante as visitas. Em média, 1.200 pessoas por dia visitam os presídios do estado.
Outra denúncia feita pelo sindicato e confirmada pela Vara de Execuções Penais da comarca de Rio Branco, é a de que a entrada de drogas pelo presídio da FOC, continua acontecendo “em virtude da falta de planejamento estratégico e também de equipamentos de segurança e de revistas”, acrescenta Marques.
O Sindap procura na manhã de hoje informações da Comissão de Segurança Pública da Assembleia que tem como presidente o deputado Jamyl Asfury (PEN), sobre os encaminhamentos de denúncias que já foram protocoladas a cerca de dois meses e meio.
“Quando se fala em segurança pública estão fortalecendo muito as policias, mas esquecendo um planejamento estratégico nos presídios do Acre que proporcionalmente tem a maior população carcerária no Brasil”.
A audiência pública aprovada para ser realizada na Assembleia Legislativa há 3 meses ainda não aconteceu. A Câmara Municipal de Rio Branco realiza audiências a partir do dia 03 de outubro. Os senadores Jorge Viana e Sérgio Petecão foram convidados.
“A situação não é pior pela dedicação, o compromisso e o zelo que os servidores tem com a missão”, conclui Marques.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…