Com o objetivo de reduzir custos as prefeituras de Bujari e Porto Acre planejam construção de um aterro sanitário consorciado para receber as demandas dos dois municípios. A reunião aconteceu no inicio dessa semana. Uma equipe de cada prefeitura esteve reunida no inicio dessa semana para estudar o projeto.
Entre os benefícios do consórcio, as duas prefeituras vão diminuir despesas e minimizar o impacto ambiental com o descarte inapropriado.
A Associação dos Municípios do Acre (AMAC) é favorável a iniciativa, já que as cidades são fronteiriças e a Lei ampara os convênios.
Vale destacar ainda que a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina até agosto de 2014 para que todas as cidades brasileiras deixem de eliminar resíduos em lixões a céu aberto.
De acordo com o prefeito de Bujari, Tonheiro (PT), o lixo do município, depois que o lixão foi desativado, está sendo levado para Rio Branco. Tonheiro comenta que ao longo do tempo seria inviável para o município levar os resíduos para a capital. “A construção do aterro para Porto Acre e Bujari resolveria boa parte dos nossos problemas”, comenta.