O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) recebeu do superintendente do Banco da Amazônia no Acre, José Roberto Costa, a garantia de uma reunião com a categoria de pescadores do estado para esclarecimentos sobre os financiamentos contratados até 2013.
A visita do deputado a instituição aconteceu na manhã desta terça-feira, 24, após o parlamentar receber das colônias de pescadores de vários municípios o pedido de apoio para orientações sobre os critérios de pagamentos dos créditos do Banco da Amazônia.
José Roberto informou a Gladson Cameli que atualmente existem cerca de 1.447 contratos de financiamentos para pescadores no Acre, sendo que 802 estão inadimplentes, cerca de 41% do total dos contratos. Segundo ele, o banco adotou uma maneira de regularizar a dívida dos pescadores e assim liquidar os registros restritivos da categoria, e seria de fato importante repassar as possibilidades de renegociação para classe.
Gladson Cameli agradeceu a disposição da superintendência local e disse que uma reunião de técnicos do Banco da Amazônia é fundamental para colocar fim a qualquer dúvida sobre a situação do cadastro dos pescadores do estado junto ao banco.
“Precisamos manter a legalidade dos registros dos pescadores do nosso estado junto às instituições de crédito. Isso é fundamental para que a categoria possa adquirir novas linhas de crédito e assim investir em seu negócio. Agradecemos a forma respeitosa com a qual o Banco da Amazônia se dispôs a ajudar os pescadores acreanos, e esperamos solucionar esta situação o mais rápido possível”, disse Gladson.
A data da reunião com o Banco da Amazônia será definida pelos próprios pescadores, informou o deputado Gladson Cameli.