O senador Anibal Diniz (PT-AC) rebateu em Plenário, nesta segunda-feira (23), as críticas proferidas por Aloysio Nunes (PSDB-SP) em discurso sobre a gestão da Petrobras. Para o petista, o colega deveria ter cuidado para não estimular o “efeito manada” contra o governo, por se tratar de uma opinião que influencia muita gente.
– Eu temo muito quando uma pessoa, com a qualidade, a representatividade e a respeitabilidade do senador Aloysio Nunes Ferreira diz que a Petrobras está perdendo dinheiro, está perdendo espaço, está correndo risco de causar prejuízo a seus acionistas – disse Anibal Diniz.
Ao comparar o governo de Fernando Henrique Cardoso com os do ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, o parlamentar falou em “diferença abissal” em termos de rendimento e resultados, inclusive quando somados os barris de petróleo prospectados e processados. Anibal Diniz, no entanto, reconheceu que a empresa sofreu redução de seus lucros nos últimos anos.
Da mesma forma, o senador concordou que é preocupante a desistência dos investidores estrangeiros na licitação do Campo de Libra. Mesmo com quatro das maiores companhias internacionais de petróleo fora do primeiro leilão do pré-sal, Anibal defendeu a Petrobras como empresa sólida e atribuiu a situação à crise econômica mundial.
– Se as gigantes estão arredando o pé desse certame, menos mal para a Petrobras e menos mal para os brasileiros, porque talvez tenhamos aí uma total garantia de que vai ser a própria Petrobras a explorar aquilo que ela descobriu, aquilo que ela desenvolveu. A gente vai ter o patrimônio nacional protegido contra a possibilidade de exploração inadequada – disse.
Em resposta, o senador Aloysio Nunes disse que a sua intenção não é prejudicar a empresa, mas mostrar que as ações da Petrobras perderam valor em razão da má gestão do governo. Na avaliação do senador, a mudança das regras do marco legal de exploração do petróleo, da concessão para partilha, gerou uma “enorme insegurança”.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…