Até o início do próximo ano, cerca de 500 novos policiais e bombeiros irão atuar no estado, principalmente no interior. No Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça Francisco Mangabeira (Cieps) está sendo realizado atualmente o curso de formação para soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Ao todo são 241 novos bombeiros e 225 novos policiais aprovados em concurso público realizado ano passado.
O curso preparatório começou em junho deste ano com previsão para terminar até dezembro. Com isso, os novos integrantes da PM e do Corpo de Bombeiros serão efetivados até o começo de fevereiro de 2014.
Hoje o Corpo de Bombeiros tem 321 militares em todo o Acre. Dos 241 novos soldados a fazer parte da corporação, 130 serão enviados para o interior do estado, os demais ficarão em Rio Branco.
Já a Polícia Militar está com a formação de 225 novos soldados que devem atuar principalmente para equilibrar as delegacias dos municípios do interior. Apenas 60 ficarão na capital acreana, os demais serão remanejados.
A Polícia Civil também teve um concurso público recente e 250 novos agentes devem fazer parte da corporação. O curso de formação irá começar ano que vem.