O Ministério Público Estadual emitiu uma recomendação para que o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), adote providências no sentido de impedir o uso indevido dos veículos oficiais, proibindo o uso particular por agentes ou servidores.
Segundo a promotora Vanessa Muniz, o uso da frota de veículos oficiais deve ser restrito ao interesse do ente público, e que o desvio dessa finalidade, para uso particular, caracteriza ato de improbidade administrativa.
A Prefeitura também deverá adotar as medidas necessárias a fim de regulamentar o uso e guarda desses veículos, que deverão ser devidamente identificados por adesivos. Além disso, Mano Rufino deverá garantir a abstenção de utilização dos veículos oficiais em atividades que não estejam diretamente relacionadas com o interesse público, especialmente nos finais de semana, feriados e fora do horário de funcionamento das repartições públicas.
O município deverá providenciar o recolhimento dos veículos nos pátios de seus respectivos órgãos públicos ou na garagem municipal, evitando o pernoite ou a guarda na residência particular do servidor público.
O prazo para fazer as adequações é de 30 dias, a partir do recebimento da Recomendação. O MPAC irá fazer a fiscalização, juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil, no sentido de garantir que as orientações sejam atendidas. Caso haja recusa, poderá ser ajuizada uma ação civil pública por improbidade administrativa.
Diversos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) em todo o Brasil têm alertado motoristas sobre um…
O tempo instável será a marca deste sábado (23) em diversas regiões do Acre e…
Populares começam a chegar para prestar as últimas homenagens a Flaviano Melo, ex-governador do Acre,…
O governo federal anunciou um novo bloqueio de R$ 6 bilhões no orçamento, com o…
O Brasil se destaca como líder global no envio de mensagens de voz através do…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…