Categories: Cotidiano Notícias

TRE-AC irá cancelar título de eleitores que não fizeram recadastramento biométrico

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Após quatro meses de início do recadastramento biométrico, apenas 32% dos eleitores de Rio Branco passaram pelo procedimento. Isso significa que de um total de 230 mil eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) ainda tem que recadastrar mais de 155 mil eleitores, o que poderá causar um grande tumulto próximo do final do prazo, caso a procura permaneça baixa.


Por esse motivo, o Tribunal alerta aos que ainda não fizeram o recadastramento, que procurem um dos postos de atendimento o quanto antes. Quem não atender à convocação terá o título cancelado e, com isso, uma série de outras complicações surge, com base no código eleitoral.


Com o título cancelado o cidadão não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso ou cargo para função pública, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros impedimentos.


Segundo a dona de casa Irene de Assis Da Silva, 41, beneficiária de programa assistencial do Governo Federal, a atualização dos dados eleitorais é uma convocação atendida por ela de imediato. “Sempre que preciso atualizar qualquer documento, vou o mais rápido que posso, pois se eu não fizer isso perco o meu benefício, que recebo há mais de quatro anos”, destacou.


Os postos de atendimento biométrico do TRE-AC funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h, no prédio localizado na Avenida Ceará, n 861, próximo ao Terminal Urbano, e no Fórum Eleitoral de Rio Branco, localizado na BR 364, km 02, em frente à sede do Tribunal.


Além desses dois pontos, o TRE está com atendimento itinerante na Universidade Federal do Acre (UFAC), e na Escola José Ribamar Batista, no bairro Sobral, no mesmo horário. Para ser atendido, o eleitor deve levar os seguintes documentos: título, identidade, CPF (se houver) e comprovante de endereço. No caso de eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, é exigido ainda o certificado de reservista.


O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Rio Branco, em razão das eleições biométricas na capital, que passará a valer a partir das eleições de 2014.


 


 


 


 


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

“Expectativas são as melhores”, afirma presidente da FIEAC na Expoacre

Teve início neste sábado, 31 de agosto, a Expoacre, em Rio Branco. Como já é…

01/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Concurso da melhor farinha tem dois vencedores com premiação de R$ 6 mil

No Festival da Farinha, em Cruzeiro do Sul, os dois melhores tipos de farinha foram…

01/09/2024
  • Destaque 3
  • Notícias

Parque Nacional da Serra do Divisor está em chamas

Parte do Parque Nacional da Serra do Divisor, que concentra uma das maiores biodiversidade do…

01/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Zequinha recebe agradecimento de agricultores no Festival da Farinha

Presente na última noite do Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul, o candidato a…

01/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre diz que deverá criar comissão para revisar projetos do Mercado Elias Mansour

O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), afirmou aos comerciantes…

01/09/2024
  • Blogs & Colunas
  • Coluna do Astério
  • Notícias

Morais X Musk; o complexo de vira-lata e o X da questão!

É inegável que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, evoca a figura…

01/09/2024