Após quatro meses de início do recadastramento biométrico, apenas 32% dos eleitores de Rio Branco passaram pelo procedimento. Isso significa que de um total de 230 mil eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) ainda tem que recadastrar mais de 155 mil eleitores, o que poderá causar um grande tumulto próximo do final do prazo, caso a procura permaneça baixa.
Por esse motivo, o Tribunal alerta aos que ainda não fizeram o recadastramento, que procurem um dos postos de atendimento o quanto antes. Quem não atender à convocação terá o título cancelado e, com isso, uma série de outras complicações surge, com base no código eleitoral.
Com o título cancelado o cidadão não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso ou cargo para função pública, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros impedimentos.
Segundo a dona de casa Irene de Assis Da Silva, 41, beneficiária de programa assistencial do Governo Federal, a atualização dos dados eleitorais é uma convocação atendida por ela de imediato. “Sempre que preciso atualizar qualquer documento, vou o mais rápido que posso, pois se eu não fizer isso perco o meu benefício, que recebo há mais de quatro anos”, destacou.
Os postos de atendimento biométrico do TRE-AC funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h, no prédio localizado na Avenida Ceará, n 861, próximo ao Terminal Urbano, e no Fórum Eleitoral de Rio Branco, localizado na BR 364, km 02, em frente à sede do Tribunal.
Além desses dois pontos, o TRE está com atendimento itinerante na Universidade Federal do Acre (UFAC), e na Escola José Ribamar Batista, no bairro Sobral, no mesmo horário. Para ser atendido, o eleitor deve levar os seguintes documentos: título, identidade, CPF (se houver) e comprovante de endereço. No caso de eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, é exigido ainda o certificado de reservista.
O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Rio Branco, em razão das eleições biométricas na capital, que passará a valer a partir das eleições de 2014.
Iniciando visitas visando o fortalecimento dos municípios acreanos que integram a rota Quadrante Rondon, o…
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, nesta segunda-feira (25), que o município de Manoel Urbano…
O advogado da família do adolescente Fernando de Jesus, de apenas 13 anos, morto com…
A diabetes é uma síndrome metabólica que ocorre devido à falta de insulina no organismo…
A polícia apreendeu sete armas, quase 50 munições escondidas em um barraco no meio da…
A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) aprovou o Projeto de Lei 687/2024, que dispõe sobre…