Categories: Acre Notícias

Deputado Moisés Diniz apresenta para internautas o “Bolsa Ar-Condicionado”

Published by
Venicios

Parlamentar justifica projeto afirmando que é possível proporcionar melhor qualidade de vida, dispensando parte da arrecadação com o ICMS de energia elétrica.


O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Moisés Diniz (PCdoB), resolveu tonar público na noite desta terça-feira, 17, o polêmico anteprojeto de lei Nº 008/2013, apelidado de “Bolsa Ar-Condicionado”, que amplia a faixa de isentos do pagamento de ICMS de energia elétrica e beneficia escolas e hospitais públicos e igrejas de todas as denominações.


De acordo com a proposta, ficam isentos do pagamento do ICMS, os consumidores de energia elétrica que estejam na faixa de consumo de 50 kWh a 100 kWh. As escolas e hospitais públicos e as igrejas, de todas as denominações, ficam isentos de pagamento de ICMS de energia elétrica, independente da faixa de consumo em que estejam.


“Nossa proposta, além de isentar do ICMS de energia elétrica os hospitais, escolas e igrejas, defendemos, ainda que seja isenta a faixa de consumo de 50 a 100 kWh, que atinge 47.800 unidades, representando 23% dos consumidores”, justifica o deputado.


Com uma redução na arrecadação de menos de 10% da arrecadação de ICMS, seria possível elevar para 50% o total de famílias isentas, “garantindo uma economia de 12% nas contas de energia de cerca de ¼ da população” do Acre.


Segundo os dados disponibilizados pela parlamentar, cerca de 48% da arrecadação de ICMS de energia elétrica vêm das tarifas residenciais. 52% vêm da indústria, comércio, governo e serviços. A arrecadação anual com ICMS de energia elétrica fica em torno de 60 milhões de reais no Estado.


Diniz afirma ainda que há uma insjustiça história que precisa ser corrigida. “No que diz respeito ao consumo de energia elétrica dos prédios públicos, há uma injustiça histórica que precisa ser corrigida, sob pena de continuarmos ferindo de morte a ética humana. É que nunca poderá ser justo, a população, com os seus impostos gerais, garantir que uma parcela dos servidores públicos trabalhem no ar condicionado, enquanto nossas professoras, nossas crianças e uma parte de nossos enfermos trabalhem, estudem e se curem nesse calor infernal amazônico”, destaca o deputado.


 


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Helicóptero militar de ajuda comunitária cai na Amazônia e oito tripulantes morrem

Oito tripulantes, incluindo três civis, morreram na queda de um helicóptero militar na última quinta-feira…

27/04/2024

Gladson promete construir gabinete na Cidade do Povo: “volta da presença do Estado”

O governador Gladson Cameli disse neste sábado (27), que pretende construir o gabinete oficial do…

27/04/2024

Ex-BBBs expõem Globo: “Estão nos impedindo de trabalhar”

Vários participantes do BBB 24 tiraram a sexta-feira, 26,  para desabafar nas redes sociais. Todos reclamam…

27/04/2024

Personal diz que recebeu proposta financeira para expor caso com Gracyanne Barbosa

O personal trainer Gilson de Oliveira se pronunciou mais uma vez na noite desta sexta-feira, 26.…

27/04/2024

Moradores do Triângulo Novo reclamam que posto permanece fechado

Moradores da região do Bairro Triângulo Novo estão revoltados com o fato do posto de…

27/04/2024

Luiz Calixto diz que não fez ameaça a policial penal: “se ajoelhou ao poder do crime”

O secretário-adjunto de Governo, Luiz Calixto, negou neste sábado (27) que tenha feito ameaças ao…

27/04/2024