Categories: Cotidiano Notícias

Senadores e deputados têm sessão conjunta nesta terça para votar vetos

Por
Venicios

O Congresso Nacional realiza na próxima terça-feira (17) sessão conjunta de deputados e senadores para analisar 95 itens vetados pela presidente Dilma Rousseff em sete projetos já aprovados pelos parlamentares. O veto que mais o governo teme ser derrubado é o que mantém a multa de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), paga por empregadores em demissões sem justa causa.


Na última sexta (13), foi revelado o resultado de inquérito da Polícia Legislativa da Câmara apontou fraude na sessão de março do Congresso que rejeitou vetos da presidente Dilma Rousseff à lei que estipula a distribuição dos royalties do petróleo entre estados produtores e não-produtores. A assinatura de um deputado que não compareceu à sessão teria sido falsificada. O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que o episódio não altera o resultado da votação e que, por isso, não anulará a sessão.


Nesta semana, a presidente teve reuniões com líderes da base aliada na Câmara e no Senado para pedir que o veto ao projeto do FGTS seja mantido. O governo informou a líderes no Senado que a derrubada do veto geraria perda de R$ 3,2 bilhões em recursos atualmente aplicados no programa Minha Casa, Minha Vida.


Para o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), a conversa dos parlamentares com Dilma serviu para que fossem solucionadas controvérsias.


“No Congresso nada é tão tranquilo, mas acredito que há uma compreensão [para manter veto]. […] As controvérsias que havia foram solucionadas na reunião com Dilma”, disse Dias. Segundo o líder, os outros seis projetos vetados são menos polêmicos e devem ser mantidos.


A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou na última quarta, após o que ela chamou de “visita de cortesia” ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vê “grandes as probabilidades” de o Congresso manter em vigor a multa adicional de 10% sobre o saldo do FGTS nas demissões sem justa causa.


“Pelas reuniões feitas com a presidenta e os líderes […], estou convencida de que temos grandes probabilidades de termos no dia 17 a manutenção dos vetos”, disse Ideli.


Ao se reunir com os líderes ao longo da semana, a presidente informou que encaminharia ao Congresso proposta que determina que o valor arrecadado com a multa do FGTS seja aplicado num fundo. A ideia é utilizar o recurso no programa Minha Casa, Minha Vida ou permitir que trabalhadores possam sacar 10% de seu FGTS ao se aposentar, caso não tenham usado o dinheiro no programa habitacional.


O veto à multa do FGTS estava previsto para ser votado na última sessão conjunta do Congresso Nacional, em 20 de agosto. Mas, após acordo com o governo, líderes de partidos da base governista e da oposição na Câmara e no Senado decidiram retirar o item da pauta para que houvesse mais tempo de costurar um acordo sobre o tema. Naquela sessão, foram mantidos os vetos a dispositivos do Ato Médico e do Fundo de Participação dos Estados.


Mínimo de votos
Para que um veto seja derrubado, é necessário que as duas casas legislativas votem contrariamente à posição da Presidência da República.


Se somente a Câmara, por exemplo, decide rejeitar um veto e o Senado mantiver, fica valendo o texto definido pela presidente. Para a derrubada de um veto, são necessários ao menos 257 votos na Câmara e 41 no Senado.


Além do veto que garante a manutenção da multa do FGTS, serão analisados dispositivos vetados no Estatuto da Juventude, como o que acaba com a possibilidade de meia-passagem de transporte interestadual para estudantes.


Outros projetos com vetos dispõem sobre a carreira de papiloscopista, cargos da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sobre a anistia para trabalhadores demitidos dos Correios.


Serão apreciados, ainda, vetos a trechos da proposta que pune empresas corruptoras e 85 itens vetados na medida provisória 610, que trata da desoneração da folha de pagamento de mais de dez setores.


Share
Por
Venicios

Últimas Notícias

  • Televisão

Joelma fica sem graça após cantada de fã que estava na plateia: ‘Pressão é viver longe’

Joelma foi a convidada da vez para participar do programa 'Sabadou com Virginia' do SBT.…

25/11/2024
  • Destaque 2

Vagner pode não ter condição de assumir MDB por questões legais, diz Tánízio

O deputado estadual Tanízio Sá (MDB) informou ao ac24horas nesta segunda-feira (25) que a herança…

25/11/2024
  • Nacional
  • Notícias

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

25/11/2024
  • Destaque 1

Famílias garantem que só saem da entrada da Aleac com garantia de nova habitação

Famílias que se instalaram no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em…

25/11/2024
  • Televisão

Detonou? Neymar rebate fala polêmica do ex-BBB Fred Bruno

O jogador de futebol Neymar Jr. foi detonado pelo ex-BBB Fred Bruno, conhecido como Fred…

25/11/2024
  • Acre 01

Familiares de jovem morto com facada no peito protestam pela prisão do acusado

Familiares do jovem Mikael Diniz Moura, 20 anos, assassinado com uma facada no peito na…

25/11/2024