O primeiro secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), participou nesta segunda-feira, 16, da abertura oficial e do primeiro dia de debates do IX Fórum Parlamentar Ibero-Americano na cidade do Panamá, Panamá. O Fórum discute o papel político, econômico, social e cultural da comunidade ibero-americana no novo contexto mundial. O evento é realizado na nova sede do Parlatino, ainda em construção – o prédio será inaugurado durante a cúpula dos chefes de estado, em outubro próximo.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário Geral Ibero-Americano, Henrique Iglesias , abordou a conjuntura global, refletindo sobre a crise econômica e a transferência de poder do Ocidente ao Oriente. Iglesias ressaltou as mudanças em curso decorrentes das novas tecnologias, do conhecimento e das demandas de uma nova classe média mundial que se manifesta nas ruas do mundo. Transformações importantes que ressaltam o poder popular na cooperação ibero-americana.
“A Política na Ibero-América: Desafios e Oportunidades”.
No final da manhã, o representante do parlamento brasileiro no Fórum, deputado Márcio Bittar, integrou a mesa redonda sobre os desafios e oportunidades para a atuação política ibero-americana. Bittar colocou para a reflexão dos colegas a necessidade do aprofundamento da democracia na América Latina, a garantia da liberdade de imprensa e o equilíbrio entre os poderes. Citou a recente decisão do parlamento brasileiro de se apreciar os vetos presidenciais e o orçamento impositivo.
Marcio Bittar ainda transmitiu aos representantes dos outros países o convite do presidente da Câmara, Deputado Henrique Alves, para o Brasil sediar um encontro intermediário do Fórum Ibero-Americano.