Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) estiveram reunidos, na tarde desta sexta-feira (13), para discutir a programação do projeto MP na Comunidade, que visa aproximar a instituição da sociedade.
A primeira edição será realizada este mês no bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco, onde moram cerca de 70 mil pessoas. O local foi escolhido por apresentar altos índices de vulnerabilidade social. Segundo a diretora de Planejamento do MPAC, Bethe Oliveira, existem dados que mostram que nesse bairro foram registrados 38% de todos os homicídios que aconteceram no Estado nos últimos nove anos. “Lá, nós encontramos problemas sociais de todos os tipos”, ressalta.
É para essa região que no próximo dia 28, o MPAC vai levar todos os serviços que são oferecidos na sede da instituição diariamente. Durante todo o dia, procuradores, promotores e servidores estarão na escola João Mariano, orientando os moradores sobre as diversas áreas de atuação do MP, ouvindo denúncias, sugestões, entre outras ações. “Nós estaremos o dia inteiro à disposição da comunidade. Eu tenho certeza de que, ao final do dia, teremos a sensação de satisfação por ter participado desse projeto”, ressaltou o Promotor Celso Jerônimo de Souza, idealizador do projeto.
Com a iniciativa, o Ministério Público também pretende conhecer as principais demandas do bairro, e com isso, contribuir para a solução dos problemas que afetam aquela comunidade. Será realizado um inventário social no período de 23 a 27 deste mês, quando uma equipe de 80 pessoas, entre servidores do MPAC e estudantes do curso de Serviço Social da Uninorte, fará visitas domiciliares.
A Procuradora-Geral Adjunta Kátia Rejane de Araújo Rodrigues ressaltou a importância do projeto. “Atender a comunidade é algo que nós fazemos diariamente nas promotorias e coordenadorias, mas considero que esse é um momento ímpar, quando nós estaremos levando os nossos serviços para os bairros. E pelos levantamentos feitos a gente percebe que o Taquari é um local que necessita muito da nossa tutela”, afirmou.
A próxima edição do MP na Comunidade será realizada ainda este ano, na Baixada da Sobral, na capital.
Com informações da Agência de Notícias MPAC