O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, afirmou nesta quarta-feira (11) que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) já trabalha em um sistema para monitorar as metas do PNE 2011-2020 (Plano Nacional de Educação) por município.
O sistema mudaria o Censo Escolar, que passaria a apresentar a evolução de cada município em relação às 20 metas do PNE, que aguarda aprovação no Senado.
O secretário afirmou ainda que o ministério já tem o diagnóstico da educação de cada cidade em relação ao plano. Segundo o secretário, a partir da situação de cada município foi montada uma trajetória individual para cumprimento das metas. “O plano é a meta do Brasil, mas qual é a meta de cada um? Vamos dar sugestões de trajetória para cada município”, afirmou.
As afirmações foram feitas durante debate no 2° Congresso Todos pela Educação, em Brasília. O antigo plano nacional de educação foi criticado por especialistas principalmente por sua falta de foco e de monitoramento.
“O plano anterior não tinha foco e não foi discutido amplamente com a sociedade. Também não foi feito um monitoramento durante os dez anos”, disse Mozart Neves Ramos, membro do CNE (Conselho Nacional de Educação). Na avaliação de Ramos, o MEC deveria ter avaliado os indicadores do plano anterior para avançar no plano atual.
* A repórter viajou a convite do Todos pela Educação
A defesa da influenciadora acreana Juliana Vellegas expôs no processo movido contra o médico Marcos…
Morreu o Flaviano Melo, talvez o mais importante político acreano de seu tempo, homem de…
O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 94 vagas de emprego nesta…
O tempo será quente, com sol, nuvens e chuvas pontuais predominando no Acre, segundo previsão…
A campanha do Novembro Roxo, que visa a conscientização sobre a prematuridade, tem como tema…
Pelo menos dez famílias que foram retiradas de uma área de do bairro São Francisco,…