Menu

Engenheiro da ANP aposta na existência de gás e petróleo no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mestre em Engenharia de Petróleo, o consultor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Newton Monteiro, não descarta a possibilidade de serem encontrados no Acre petróleo e gás. Ele explica as razões pelas quais aposta nessa perspectiva. “Numa área muito menor que a do Acre, de 10 mil quilômetros quadrados na Bahia, a gente achou 90 campos de petróleo. Do outro lado do Peru, já deve ter mais ou menos um número desses. Porque, se a bacia do Peru é a mesma do Acre, não pode ter chance de ter (petróleo) no estado? É por isso que a gente acha que tem”, diz o engenheiro.


Newton Monteiro, que há 42 anos trabalha com petróleo e gás no Brasil, sendo 35 anos na Petrobras e sete anos na ANP, estará em Rio Branco na próxima sexta-feira (13) para ministrar a palestra é “Exploração e Produção (E&P) de Petróleo e Gás na Bacia do Acre: Oportunidades de Investimentos”. O evento começa a partir de 8h30, no auditório da Federação da Indústria do Acre (Fieac) e será aberto ao público.

Publicidade

O palestrante foi um dos que incentivou, a partir de 2007, o então senador e hoje governador Sebastião Viana a apostar na perspectiva da existência de gás e petróleo no Acre. Agora ele vem ao estado a convite do governador.


Ainda senador, Viana conseguiu incluir no Orçamento Geral da União R$ 27 milhões para a ANP investir nos levantamentos aéreos, geoquímicos e sísmicos, todos já realizados no estado.


Agora, falta apenas iniciar as perfurações dos poços, previstas para serem definidas no leilão de outubro da ANP, que irá escolher a empresa através de licitação.


O palestrante


Newton é graduado em Engenharia Mecânica – Produção (Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, RJ) e em Engenharia de Petróleo (Universidade da Bahia), Mestre em Matemática Aplicada (PUC-RJ) e Engenharia de Petróleo (Stanford University, USA), com cursos de Especialização em Recuperação Melhorada de Petróleo (Stanford University, USA). Atualmente ele também é consultor para atividades de E&P da OGX, Petra Energia e Panoro Energia; consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento para assuntos de E&P e consultor em Projetos de P&D relativos à atividade de E&P.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido