Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Durante evento que discutiu IDH senadores Jorge e Aníbal falam de bons indicadores

Durante seminário que aconteceu na manhã de hoje (9), no auditório da Biblioteca da Floresta, os senadores acreanos Jorge Viana e Aníbal Diniz (ambos do PT-AC) falaram apenas dos bons indicadores apontados pelo índice que mede o nível de desenvolvimento humano.


“É muito importante fazer uma leitura do que evoluiu nos últimos vintes anos. A gente teve um crescimento no ritmo mais elevado do que os outros estados principalmente na educação e saúde”, disse o senador Aníbal Diniz.


Para o senador Jorge Viana, o Acre, Rio Branco e outros municípios melhoraram mais do que as cidades do nordeste. Ele destacou a importância do evento afirmando que isso vai permitir o governo verificar aonde pode avançar para melhorar a qualidade de vida do povo.


“Principalmente na área de saúde, educação e economia”, acrescentou.


O representante das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Jorge Chediek, garantiu que será feito um relatório exclusivo e especifico sobre os dados de desenvolvimento humano no Acre. Em julho deste ano, os dados divulgados pela ONU mostraram que vinte municípios do estado estão entre os índices médio (08) e baixo (12).


A cidade de Jordão é a que apresenta o pior índice de desenvolvimento. Na outra ponta está Rio Branco, único município com alto índice.


Ainda de acordo dados da ONU, para os acreanos o fator educacional é sempre o pior indicador, enquanto a expectativa de vida é a melhor referência do Estado, pois, todas as cidades registram número superior a 0,7 nesse quesito. Sena Madureira é lugar no qual se vive mais, 0,810 seguido por Acrelândia com 0,808.


 


O MELHOR E O PIOR: RIO BRANCO E JORDÃO


 IDH de Rio Branco – 0,727
LONGEVIDADE: 0,798
RENDA: 0,729
EDUCAÇÃO: 0,661


 IDH do Jordão – 0,469
LONGEVIDADE: 0,731
RENDA: 0,499
EDUCAÇÃO: 0,283


Sair da versão mobile