Menu

Aleac terá concessão de TV aberta garantida por lei federal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e suas congêneres país afora  poderão ter o direito, por lei federal, de ter um canal de televisão aberta. É o que prevê o Projeto de Lei 5126/13, do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA).

Atualmente, a  Aleac mantém a transmissão de suas  sessões por meio da internet, em seu site oficial. A TV Câmara garante parceira financeira para auxiliar na montagem das emissoras locais do legislativo. Contudo, mesmo que o direito seja garantido por lei, caberá a Aleac decidir pela abertura ou não da emissora de TV.

Anúncio

A concessão pública de canal de rádio e televisão deve ser submetida à aprovação do Congresso Nacional de forma específica, ou seja, cada  interessado deve se submeter a um processo logo e burocrático até que se obtenha o direito.

O Projeto de Escórcio vai garantir direito líquido e certo as 27 assembleias legislativas brasileira no intuito da divulgação das atividades dos parlamentares.

Não há nenhuma lei sobre o tema hoje, mas 25 assembleias legislativas já contam com canais de televisão. Apenas dez deles, no entanto, são transmitidos pela TV aberta.

A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Edmilson Alves com informações da Agência Câmara.

 

 

 

 

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.