Menu

Compra de votos no PT

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


Os candidatos  que concorrem na escolha da nova cúpula do Partido dos Trabalhadores do Acre, que acontece no dia 10 de novembro, estão apreensivos com possíveis manobras que podem resultar na compra de votos no pleito.  

Publicidade

O que suscitou a desconfiança dos petistas do Acre foi a denúncia em nível nacional, de Henrique Fontana, que o número de votantes teria saltado em menos de uma semana, de 184.893 filiados aptos a votar para 780.000.


Pelas regras da eleição petista, só poderão votar na escolha dos novos dirigentes regionais, pessoas filiadas há pelo menos um ano e que estejam em dia com uma contribuição partidária, cujo valor mínimo é de R$ 10 por semestre.


O prazo estipulado para a quitação de débito para ficar apto a votar venceu na última sexta-feira (30). Nos bastidores, alguns candidatos temem que ao exemplo do que aconteceu em nível nacional, o número de votantes seja ampliado.


As chapas concorrentes com a candidatura de Ermício Sena, que tem a simpatia dos cardeais petistas do Acre estão se mobilizando para impedir o pagamento coletivo de contribuição o que deixaria filiados em atraso aptos a votar.


No plano nacional a prática foi justificada como “uma mobilização muito grande no país”, em dois dias. De acordo com a denúncia do petista Henrique Fontana, “Uma pessoa pagou para todo mundo e isso é voto de cabresto”, afirmou.


A reportagem procurou alguns candidatos que concorrem ao diretório regional do PT no Acre, para saber seus posicionamentos sobre uma possível regularização de última hora de filiados para a votação no Acre.


Um candidato confirmou as suspeitas, mas pediu que seu nome não fosse citado na matéria. Apesar da desconfiança de manobras para favorecer a candidatura apoiada pelos cardeais petistas, os postulantes temem retaliações.


Quatro chapas se inscreveram para o Processo de Eleições Direta 2013, do Partido dos Trabalhadores.  A Democracia Radical, Democracia Socialista, PT Para Todos e Articulação.


Os deputados federais Sibá Machado (Articulação e ArtSind), Taumaturgo Lima (Democracia Socialista e Esquerda Popular Socialista) e Ermício Sena (Democracia Radical e Movimento PT Para Todos).  pleiteiam a presidência do PT.


 

Publicidade

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido