Categories: Acre

Zezinho Barbary mostra delegacia de Porto Walter trancada com cadeado, mas Emilson Farias nega que prédio esteja fechado

Published by
Roberto Gaz

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


 A pequena cidade de Porto Walter, na região do Juruá, a 740 km da capital Rio Branco, virou praticamente uma terra sem lei por causa da ausência da segurança pública. Segundo o prefeito do Município, Zezinho Barbary, a delegacia de Polícia Civil está fechada há vários dias e, além disso, não há policiais civis para atender as ocorrências.


“Como de costume em Porto Walter, mais um dia de delegacia fechada, o município hoje possui apenas dois agentes da policia civil, um deles esta de ferias e o outro de licença. Em plena segunda feira, varias ocorrências na cidade, provindas do fim semana, e a delegacia encontra-se fechada. A Polícia Militar até faz o serviço dela, mas não depende somente deles. Onde eles vão deixar os presos? a população cobra por ações concretas, não por explicações ou desculpas.  Quando o governo do estado vai abrir os olhos e enxergar nossa população? Há vários meses há uma essa deficiência de segurança aqui em Porto Walter por parte da Polícia Civil.


Zezinho Barbary conta que durante o final de semana, vândalos responsáveis pela danificação de lixeiras do Município foram detidos pela Polícia Militar, mas tiveram que ser soltos porque a delegacia estava trancada com um cadeado.


Em outro caso, a viatura da PM foi totalmente quebrada por um preso, mas os policiais tiveram que soltá-lo. Também pela falta do serviço da Polícia Civil.  


“Para você ter uma idéia a delegacia está com um cadeado e uma fechadura na porta. A gente procura os policiais para registrar ocorrência aqui, mas não acha. Durante o fim de semana teve uns marginais aqui que derrubaram as caixas de lixo na beira do rio e a gente procurou um policial para registrar ocorrência e não achou. Os policiais militares, eles prendem os marginais, mas quando chegam à delegacia são obrigados a soltarem esses indivíduos, porque não tem lugar, não tem cadeia para prender esses indivíduos. Para você ter uma idéia, no domingo, a Polícia Militar chegou a prender um individuo desse, ele chegou a quebrar toda a viatura da polícia. A Polícia ainda teve que soltar esse cidadão porque não tem delegacia aberta pra prender. A segurança aqui ta um caos!”, desabafa Barbary.


Secretário de Polícia Civil, Emilson Farias, nega fechamento de delegacia


Procurado pela reportagem de ac24horas, secretário de Polícia Civil, Emilson Farias, negou que a delegacia esteja fechada. Ele reconhece, porém, o pouco efetivo e promete até o final desta semana um escrivão para o município.   


“Primeiro, pelo que me consta, a delegacia não está fechada. Nós temos um efetivo lá extremamente reduzido. Isso é fato e não é um delegado que responde. Rodrigues Alves, Taumaturgo e Porto Walter, o delgado de forma ordinária, planejada, ele vai duas vezes por mês a Porto Walter e a Taumaturgo. Nós temos dois policiais, o Zé Maria, que está de licença, que vai se aposentar. E o outro é o Joaquim. Está indo pra lá um escrivão de polícia até o final dessa semana, que é pra compor no lugar do Zé Maria. Ele vai confeccionar os procedimentos em apoio ao delegado. E é bom que se diga que Porto Walter não é sede de comarca. Também nós não temos juízes, nem promotor. Então todo procedimento é deslocado pra Cruzeiro do Sul”, explica.


Emilson Farias anunciou ainda que o governo do Acre vai contratar seis agentes policiais para Porto Walter através de um concurso público que está em andamento no setor. Ele só não soube informar a data.


 


 


 


 


 


 


Share
Published by
Roberto Gaz

Recent Posts

Acreano Alexandre Aragão vence combate de MMA no Rio de Janeiro

O lutador acreano Alexandre Aragão, de 27 anos, conquistou sua primeira vitória em um evento…

28/07/2024

Fla bate Atlético-GO e aproveita cochilo de rivais para retomar liderança

O Flamengo fez jogo tranquilo, bateu o Atlético-GO por 2 a 0 no Maracanã e…

28/07/2024

A eleição de Rio Branco, suas necessidades e o papel da frente ampla

O cenário eleitoral para a prefeitura de nossa Capital, Rio Branco, está definido nessa reta…

28/07/2024

Homem é esfaqueado ao andar de bicicleta no Centro de Rio Branco

Rodrigo dos Santos, de 31 anos, foi ferido a golpes de faca na madrugada desse…

28/07/2024

Após quatro anos, foragido por homicídio é preso em Xapuri

Uma ação conjunta das Polícias Militar e Civil resultou na captura de um foragido da…

28/07/2024

Nadadora brasileira é expulsa da delegação em Paris após indisciplina

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu desligar a nadadora Ana Carolina Vieira da delegação brasileira na…

28/07/2024