Texto e fotos – Ray Melo, de Rio Branco/Acre
Um incêndio no bairro Sobral na tarde desta terça-feira (3) destruiu seis casas e deixou várias famílias desabrigadas. De acordo com Janilson Correia, de 48 anos, o fogo começou em sua tapeçaria, quando uma de suas filhas, a de cinco anos, desceu ao depósito com um isqueiro enquanto sua mãe dormia.
O fogo atingiu outras casas que também funcionavam como pequenos estabelecimentos comerciais. As chamas se espelharam rápido e os moradores não tiveram como salvar nada. Em desespero, o tapeceiro Janilson Correia disse que pensou apenas em salvar seus filhos e sua esposa.
O tapeceiro informou ainda que teria recebido ameaças de morte de outros moradores do local que perderam suas residências. “Sei que foi um descuido, mas uma criança de cinco anos, ainda não sabe o que está fazendo. Um vizinho falou que iria me matar, mas, eu também perdi tudo”, diz Janilson.
Uma multidão de curiosos se aglomerou no local. Militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar interditaram a estrada da Sobral durante toda a operação de rescaldo. Os moradores ainda contabilizam os prejuízos provocado pelas fogo. O clima seco favoreceu a propagação das chamas.
Servidores da secretaria de Ação Social estiveram no local para ajudar as famílias desabrigadas. O tapeceiro Janilso Correia informou que teria “nove filhos pequenos, fora os grandes. Eu não sei o que vou fazer. Acho que vou ficar aqui mesmo e tentar recomeçar novamente”, destacou.