A fábrica de preservativos completa sete anos de existência, e segundo o governo do Estado, conta com 179 funcionários e 700 famílias que vendem látex nativo para sua produção. Atualmente, a Natex produz 20% de todas as camisinhas masculinhas distribuídas pelo governo federal.
Na tarde desta segunda-feira (2), o governador Sebastião Viana (PT) visitou a fábrica, em Xapuri, e disse que seu sonho é repassar a Natex para ser administrada por funcionários. “Se dependesse de mim, vocês já seriam donos disso aqui. Eu sonho com o dia que a Natex vai pertencer aos seus funcionários. Por isso não pensem que vocês são apenas funcionários que trabalham para receber os seus salários. Pensem grande” disse.
A Natex produz 100 milhões de unidades por ano e o Ministério da Saúde é o único comprador de toda sua produção, num contrato de R$ 10 milhões anuais. O ministro da Saúde Alexandre Padilha garantiu o contrato de renovação já estava pronto, garantindo mais um ano de trabalho e recursos para a empresa.
A fábrica também é a segunda maior empregadora de Xapuri, com vários departamentos técnicos, inclusive um laboratório, tudo certificado com a ISO 9001. Dos 179 empregados, 98% são de Xapuri mesmo.
Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre