Ray Melo, da redação de ac24horas
[email protected]
A deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC) comemorou no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto, PEC 349/01. A proposta teve 452 votos, sendo aprovada por unanimidade em segundo turno. A PEC segue agora para o Senado.
Segundo a parlamentar acreana, o fim do voto secreto muda radicalmente a história dos parlamentos federal e estadual e municipal, que “passarão a ter mais lisura na aprovação de matérias que sejam realmente de interesse do povo brasileiro. É uma demonstração que a mensagem das ruas foi assimilada pelo parlamento”.
A PEC acaba com o voto secreto em todos os tipos de votação. A medida vale para as deliberações da Câmara, do Senado, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras de vereadores. “Estamos dando uma resposta imediata ao apelo de uma nação que luta por mudanças”, diz Antônia Lúcia.
A PEC foi encaminhada ao Senado, onde também será votada em dois turnos. “Os deputados destas legislatura tiveram a oportunidade de participar de uma noite histórica. Cada parlamentar terá que assumir suas decisões sem esconder da sociedade e colocando seus posicionamento de acordo com sua consciência, finaliza Antônia Lúcia.