Categories: Acre

Mais um contra Sebastião

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas


Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


O domingo estava perfeito para uma boa cerveja gelada. Amigos chegando, carne assando e na caixa amplifica o romantismo brega  de Amado Batista animava os convidados.


Como de costume os portões do “Rancho Boi Cagão” – residência rural do senador Sérgio Petecão (PSD) – na BR 364 – foram abertos bem cedo e por lá apareceu até quem não foi convidado.


Isso mesmo. Já passava do meio dia, quando uma Hilux e um Corola apontaram no Beco das Laranjeiras. O senador Petecão estava ensaiando um banho com o filho Pietro, no alçapão do Cumarú quando alguém gritou:


– Senador, é o Bocalom!


– Diga que entre – respondeu Petecão já pegando a toalha para subir os oito degraus da inclinada escada que lhe levaria de volta ao salão de festas onde recepcionaria o ex-tucano.


Petecão estava radiante e sorridente; cumprimentou Bocalom, o parabenizou pela sua nomeação (intervenção de verão) na presidência do Democratas no Acre e ensaiou um conversa descontraída. Mas foi interrompido por Normando Sales (principal assessor) que pediu uma conversa reservada, sem a presença de “estranhos”, no espaço conhecido como “fuxiquim”.


E lá no local escolhido o grupo se reuniu. Bocalom foi direto ao informar que seria candidato ao Governo do Acre, informou Sérgio Petecão.


O senador enfatizou que teria se dito a Bocalom, que ele teria que enfrenta-lo numa disputa direita no primeiro turno. Contrariando o apelo popular, os opositores não acreditam um vitória no embate direto com Sebastião Viana (PT).


Petecão assumiu que teria sido o responsável direto pela ascensão de Bocalom ao comando do DEM. Ele teria negociado diretamente com o cardeal democrata para acolher Bocalom, que estaria em pé de guerra com Márcio Bittar, no PSDB.


“Atuei como bombeiro para apagar o incêndio no ninho do PSDB. Conversei com Agripino para que o Bocalom tivesse espaço político, mas os interesses ficaram evidentes que não são apenas de contribuir com a oposição”, diz Petecão.


O senador não esconde a decepção. Para quem imaginava que apenas os olhos do dissidente tucano teriam influenciado para que ele fosse presentado com o DEM não imaginava que Petecão teria construído os caminhos de mais um adversário.


O candidato derrota na disputa pela prefeitura de Rio Branco estaria descumprindo um acordo firmado com Márcio Bittar, que o apoio nas últimas duas disputas majoritárias. Bocalom estaria partindo para o embate diretor com o comandante maior do ninho tucano no Acre.


Seguindo o exemplo do mais recente fiasco, quando anunciou que o PSB teria sido arrebanhado pela oposição, Sergio Petecão se abateu com a dupla traição sofrida em menos de uma semana.


A reunião deixou evidente que um acordo só seria possível entre o novo democrata e o senador que financiou sua nova casa, numa disputa de segundo turno.  Mais uma candidatura se construiu a partir deste momento.


Já são três as candidatura do bloco de oposição. Sem um nome para liderar os partidos de oposição, parece que o bloco está fadado a mais um fracasso eleitoral na disputa com a Frente Popular do Acre.


Márcio Bittar (PSDB), Sérgio Petecão (PSD) e Tião Bocalom entram numa disputa direta pelo que eles afirmam que seria 50% das intenções de voto da população do Acre.


Do outro lado, o governador Sebastião Viana (PT) continua voando em céu de brigadeiro, diante de um quadro confuso de pulverização de candidaturas do bloco de oposição.


 


 


 


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Homem é ferido com golpe de tesoura no peito durante discussão

Marcos Silva de Souza, de 32 anos, foi ferido com um golpe de tesoura durante…

17/05/2024

IFAC suspende provas de concurso por determinação judicial

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e o Instituto de…

17/05/2024

Alan Rick e Zequinha entregam ônibus ao Conservatório Musical do Juruá

A tarde desta sexta-feira, 17, foi de celebração para os alunos, profissionais, voluntários e parceiros…

17/05/2024

Brasil tem 2ª pior saída de dólares de janeiro a abril em 2024

O Brasil registrou uma saída liquida de US$ 21,08 bilhões pela via financeira no acumulado…

17/05/2024

Luana Piovani não se contém e expõe motivo de separação de Pedro Scooby

Durante a manhã dessa sexta-feira (17), a atriz Luana Piovani utilizou suas redes sociais para…

17/05/2024

MPAC ajuíza ação cautelar para suspender obras da Praça da Revolução

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada…

17/05/2024