Menu

Açaí e abacaxi na agenda

peteca_02

Em Feijó e Tarauacá, Petecão reúne comunistas, petistas e tucanos para falar sobre suas emendas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com  


O coordenador da bancada federal do Acre em Brasília, senador Sérgio Petecão (PSD), encerrou neste final de semana em Feijó e Tarauacá a segunda etapa de visitas aos municípios do estado para discutir a destinação de suas emendas parlamentares.

Publicidade

O projeto “mandato itinerante”, do senador, tem por objetivo ouvir nas cidades quais as prioridades de cada comunidade. Desde a semana passada quando deu inicio a agenda pelas regiões consideradas isoladas do Acre, Petecão já visitou 12 municípios.


 Em Feijó


Na cidade do Vale do Envira, a reunião aconteceu na sede da Câmara do Município, com a presença de oito vereadores e o vice-prefeito de Feijó, Cláudio Braga.


O principal tema da reunião foi a agricultura. Os parlamentares foram unânimes ao observar que a produção no município carece de investimentos em transportes fluvial e terrestre, limpeza de igarapés e dos rios como o Paraná do Ouro e Jurupari, recuperação de ramais e um porto para receber a produção agrícola.


O primeiro a levantar a questão foi o vereador José Maria (PSDB). “Senador nós precisamos urgente de um porto com embarque e desembarque de produtos. Muitos dos nossos produtores quando vem de suas colônias tem dificuldade de subir com os seus produtos por causa da falta de um porto no rio Envira”, disse o vereador.


Peteca_03Já o vereador Raimundo Décio, também do PSDB, lembrou da população indígena que trabalha com a produção rural. Ele falou da necessidade de um caminhão e de um barco para transportar a produção dos índios para a cidade.


“São 28 aldeias no nosso município que carece dessa assistência. Também queremos, senador, uma patrulha mecanizada para ajudar na produção”, disse o vereador tucano.


Os parlamentares também apelaram a Petecão pela destinação de recursos para a construção de uma contenção para evitar o desmoronamento da rua principal do bairro do Aristides, o mais antigo do município de Feijó.


Ainda na reunião os parlamentares destacaram a necessidade da construção de um novo núcleo da Ufac, no município.


Em sua fala, o vice-prefeito de Feijó, Cláudio Braga, que representou o prefeito Merla (PT), elogiou a iniciativa do senador e pediu  a construção de uma unidade do INSS no município. Atualmente quem mora em Feijó e precisa dos serviços do Instituto de Seguridade Social precisa ir ao vizinho município de Tarauacá para ser atendido.

Publicidade

“Até hoje, senador, nunca vi um parlamentar federal fazer isso. Quero lhe parabenizar. Também quero aqui parabenizar aos vereadores. Eles conhecem as necessidades do município”, acrescentou Braga.


Ao término da reunião, munido de informações, o senador Sérgio Petecão disse que vai tratar o assunto com prefeito de Feijó, Merla Albuquerque.


“Não dá para atender tudo, mas há as prioridades, que é aquilo que unanimemente os vereadores reivindicam”, disse Petecão.


Em Tarauacá


O encontro em Tarauacá, na Câmara Municipal, reuniu vereadores, a ex-prefeita do município, Marilete Vitorino (PSD), representantes de associações e sindicatos e o vice-prefeito Chagas Batista (PC do B).


Ao abrir a reunião, o senador fez uma rápida prestação de contas de seu mandato informado que já destinou só este ano três emendas parlamentares a Tarauacá, no valor R$ 300 mil, além da destinação de recursos para a construção de duas quadras de grama sintética.


Os problemas de Tarauacá e Feijó são praticamente os meses. A exemplo de Feijó, os taraucaenses pediram mais atenção para o setor produtivo. O vereador Roberto Freire (PSD) pediu a construção de duas hospedarias para os produtores rurais. Uma próxima ao porto da cidade, para beneficiar quem transporta seus produtos pelo rio Tarauacá, e outra no rio Gregório.


“É importante construir um local desses, porque muito dos nossos produtores que vem para a cidade fica aqui dois ou três dias e às vezes ficam sem ter para onde ir. Então eu quero pedir senador, esse local para os nossos produtores”, disse Freire.


O vereador João Moreira (PSB) apontou a necessidade da liberação de emendas para o serviço de limpeza dos rios Tarauacá e Muru, por onde são transportados parte da produção agrícola do município.


A ex-prefeita Marilete Vitorino considerou que entre as prioridades está a compra de um barco para o serviço dos agentes comunitários de saúde nos rios da região.


O vice-prefeito Chagas Batista, que no encontro representou o prefeito Rodrigo Damasceno (PT), agradeceu a presença do senador e elogiou o que considera a proposta do parlamentar de “gestão participa das emendas”. O comunista não quis especificar as necessidades do município, mas disse que a prefeitura tem uma lista de projetos e que em novembro, mês das discussões sobre a destinação dos recursos de cada emenda, irá apresentá-los ao senador.


O senador pretende continuar cumprindo agenda pelo interior na próxima semana, quando visita os municípios do Alto Acre e da região do Abunã.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido