Menu

Acre se prepara para fazer captação e transplantes de fígado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre se prepara para iniciar a captação e transplantes do órgão no estado. Até agora esse procedimento é realizado apenas com córneas e rins. A Secretaria de Saúde está finalizando a documentação que será enviada ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT) para aguardar o cadastro do estado no sistema.


O processo de credenciamento do Hospital das Clínicas será concluído com a publicação de portaria específica em Brasília.

Publicidade

Alguns pacientes portadores de cirrose hepática já estão sendo selecionados e assim que surgirem doadores compatíveis os transplantes serão iniciados. “Assim que o procedimento estiver consolidado e a equipe local, que já recebeu um treinamento específico, se sentir confortável para realizá-lo sozinha o grupo deixará de participar de forma direta. Os primeiros transplantes serão feitos também com dois cirurgiões, um anestesista e um instrumentador do Hepato”,informa o médico Tércio Genzini, diretor do Grupo Hepato.


O Acre tem doadores suficientes para suprir a necessidade da fila de espera por transplantes de fígado no estado. O problema é  que em mais de 80% dos possíveis casos existe a recusa da família em doar os órgãos.


Da redação ac24horas


Com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido