Categories: Acre

Ministro Gilberto discute votação da PEC dos Soldados da Borracha

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Bancada_01


Dando continuidade às articulações em favor da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 556/2002, conhecida como PEC dos Soldados da Borracha, deputados e senadores das bancadas do Acre, Amazonas e Rondônia se reuniram nesta quinta-feira, 29, no Palácio do Planalto, com secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho.


No encontro, o ministro Gilberto Carvalho confirmou seu apoio à causa e disse que vai trabalhar para que o governo apoie a votação na Câmara. “Nós precisamos reparar esse erro histórico e vou sensibilizar a presidente Dilma para essa causa”, disse.


A deputada federal Perpétua Almeida, que articulou junto com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) a reunião com o ministro, defendeu que a matéria seja apreciada pelo plenário da Casa. “Vamos articular votos no plenário para que a Câmara possa fazer justiça aos nossos Heróis da Pátria. O ministro Gilberto Carvalho tem ajudado a resolver as causas mais sensíveis no governo que fazem Justiça, como foi o caso dos hansenianos. E esta dos Soldados da Borracha é uma dessas causas que repara injustiça. A ajuda dele nos é muito importante”, defendeu Perpétua.


A senadora Vanessa Gazziotin, que foi autora da PEC dos Soldados da Borracha durante mandado como deputada federal, afirmou que “são brasileiros que prestaram relevante serviço no esforço de guerra e que só passaram a receber a pensão 43 anos após o término da batalha. Hoje, todos com mais de 80 anos, não precisam esperar mais para que garantamos a eles uma vida digna”, disse a senadora.


Parlamentares já conseguiram o compromisso do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, que a PEC será votada nos dia 17 e 18 de setembro. O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), declarou recentemente que governo é contra a aprovação da matéria. De acordo com a proposta, a pensão dos seringueiros passará de dois para sete salários mínimos.


Também participaram da reunião o senador Aníbal Diniz (PT/AC) e os deputados federais Silas Câmara (PSC-AM), Marinha Raupp (PMDB-RO) e Antônia Lúcia (PSC-AC).


 


 


 


 


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Arlindinho denuncia escola da filha por racismo; ex do cantor revela ‘expulsão’

O cantor Arlindinho usou o Instagram nesta sexta-feira, 17, para contar que a filha Maria…

18/05/2024

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2726, prêmio vai a R$ 37 milhões

O resultado da Mega-Sena 2726 com prêmio de R$ 30.467.179,58 milhões foi divulgado neste sábado…

18/05/2024

CCJ aprova desconto para renovar CNH de pessoas com mais de 50 anos

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou na 4ª feira (15.mai.2024) o PL (projeto…

18/05/2024

Nadja Haddad desabafa após morte de um dos filhos gêmeos: ‘Parte de mim morreu’

A jornalista Nadja Haddad usou o Instagram neste sábado, 18, para falar sobre a morte…

18/05/2024

Acidente na BR-364 deixa táxi no matagal e camionete sem eixo traseiro

Um acidente ocorrido na tarde deste sábado (18) no quilômetro 72 da BR-364 envolvendo uma…

18/05/2024

Terry Crews anuncia luta contra Anderson Silva em junho: ‘Estou pronto’

Terry Crews levou fãs à loucura neste sábado, 18, ao anunciar que lutará contra o…

18/05/2024