Categories: Esportes

Marina Silva inicia registro de partido no TSE

Published by
Venicios

O advogado Torquato Jardim, escolhido pela ex-senadora Marina Silva para conduzir a regularização da Rede junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nessa quinta-feira que entrará na segunda-feira com o pedido de registro do partido no Tribunal. Os articuladores políticos da Rede pretendiam ingressar com a documentação hoje, para adiantar o processo, enquanto os cartórios seguiriam com a validação das assinaturas. Torquato, entretanto, preferiu transferir a ação para a semana que vem, contando que terá até lá as 492 mil rubricas necessárias para garantir o registro.


De acordo com o advogado, até o momento foram validadas aproximadamente 300 mil assinaturas — ainda faltam a conferência de 192 mil. Torquato afirmou que os quase 12 mil voluntários que ajudaram na coleta das rubricas farão vigília na porta dos cartórios na expectativa de que o trabalho seja concluído. “Existem cartórios que estão com as validações paradas há 60 dias”, reclamou. “A partir deste protocolo, haverá tempo de sobra para a regularização da Rede. Processos desse tipo normalmente transcorrem no prazo de um mês”, lembrou Torquato, ex-ministro do TSE.


Ele não se preocupa com as denúncias de irregularidades surgidas nos últimos dias, especialmente em São Paulo — Ourinhos e Mogi Morim. O Ministério Público Eleitoral levantou a suspeita de fraude na coleta das assinaturas e, em alguns municípios paulistanos, a polícia foi chamada para auxiliar nas investigações. “Em todo o processo de coleta de assinaturas, existem algumas que são descartadas por não cumprir determinados parâmetros. Mas a equipe da Rede fez um trabalho criterioso para evitar problemas”, defendeu.


Alianças O prazo de 5 de outubro — data máxima para a criação de uma legenda a tempo de disputar as eleições de 2014 — impõe duas pressas aos articuladores da Rede. Além de criar o partido, os aliados da ex-senadora Marina Silva ainda precisam negociar as filiações e discutir possíveis alianças estaduais. Até o momento, apenas três deputados federais manifestaram o interesse de ingressar no novo partido: Walter Feldman (PSDB-SP), Alfredo Sirkis (PV-RJ) e Domingos Dutra (PT-MA).


Primeiro diretório

A Rede Sustentabilidade conseguiu ontem o registro de seu primeiro diretório estadual, no Rio Grande do Sul. Para ser oficializado, o partido precisa de registros em ao menos outros oito Estados. A Rede já deu entrada no pedido em 14 tribunais regionais. No Rio Grande do Sul, o partido conseguiu certificar 20 mil assinaturas. Segundo uma das coordenadoras da coleta, Gisele Uequed, outras 16 mil fichas aguardam análise nos cartórios.


Correio Braziliense


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Silvio Santos: Filme com Rodrigo Faro dá tom misterioso a trauma do apresentador

Em novo trailer de Silvio, filme que conta a história de Silvio Santos a partir…

14/05/2024

Dengue: quase todos os estados brasileiros têm tendência de queda

Boletim divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde aponta que não há mais nenhum…

14/05/2024

Síndrome Gripal tem afetado mais adultos de 20 a 29 anos e idosos acima de 60 anos no Acre

Após o governador Gladson Cameli declarar situação de emergência em saúde pública, por meio do…

14/05/2024

Homenagem ao ‘Rei Leão’? Veja o significado de Nala, nome da filha de Iza

Nesta segunda-feira (13), Iza e Yuri Lima emocionaram a web com o vídeo do Chá…

14/05/2024

Advogado grita e ofende juíza durante julgamento em Belém

Durante uma sessão do tribunal do júri no Fórum Criminal de Belém (PA), na última…

14/05/2024

Droga avaliada em quase R$ 4 milhões é encontrada em barco no AM

Um operação da Base Arpão, em Coari, no Amazonas, apreendeu ao menos 64 quilos de…

14/05/2024