O número de vagas na educação infantil quase triplicou em Cruzeiro do Sul. De 1.700 alunos, matriculados em 2009, atualmente são cerca de 4.300. A Prefeitura acredita que a distribuição de material gratuito, qualidade da merenda, capacitação dos profissionais da área e uma boa estrutura são as principais causas do aumento da demanda.
A secretaria municipal de Educação administra 24 instituições do ensino infantil. A Escola Madre Anselma atende 100 alunos em tempo integral. Com isso, as crianças estudam um turno e no outro participam de atividades esportivas e de lazer. “A nossa intenção é potencializar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, com ênfase na aprendizagem social, física, intelectual, motora e cognitiva”, declarou a secretário Ivo Galvão.
Como fatores positivos, a gestão também aponta a descentralização dos recursos, que agora são administrados pela própria direção das instituições, além da municipalização do ensino infantil (crianças na faixa etária de 0 a 5 anos) e inclusão das creches nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização Profissional (Fundeb).
Da redação ac24horas
Com informações do site Tribuna do Juruá