Categories: Acre

Moradores do Santo Afonso dizem que foram “enganados” pelo prefeito Marcus Viana

Published by
Roberto Vaz

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


A paciência dos moradores dos residenciais Santo Afonso, Jacarandá e Rosalinda se esgotou com o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT). Eles se dizem enganados pelo petista que após sete meses de administração não cumprido as promessas de campanha. Os populares ameaçam invadir a prefeitura.


Depois de vários protestos e de um bloqueio da BR-364 há duas semanas, os moradores se reuniram o chefe da Casa Civil, André Kamai e com o secretario de articulação comunitária, Manoel Lima, que teriam prometido intervenção da prefeitura, mas novamente a promessa não teria sido cumprida.


“Depois do fechamento da BR 364, estivemos reunidos com André Kamai e Manoel Lima, que acordaram que até o dia 15 de agosto teríamos o início do asfaltamento do corredor de ônibus, a visita de um engenheiro e um caminhão pipa para amenizar a poeira, mas veio duas vezes apenas”, diz o morador Gerson.


A população dos três bairros reivindica a pavimentação de vias, implantação de rede de água e esgotamento sanitário, escolas, creches e a construção de um posto policial. “O povo está decidido ocupar a sede da prefeitura e fechar a rua Rui Barbosa frente por tempo indeterminado”, afirma os moradores.


Segundo os moradores, os gestores petistas alegam que os bairros já teriam sido contemplados com o programa Ruas do Povo serviço e, para não sobrepor um serviço a outro seria feito futuramente o desconto das obras emergenciais que a prefeitura se comprometeu de fazer este mês na localidade.


“Hoje é dia 15 (ontem), o tal engenheiro não apareceu nem espírito, o carro pipa veio apenas duas vezes e nunca mais. O prefeito não está mesmo preocupado com a desgraças do povo, que vive superlotando a UPA com pulmão cheio de poeira e problemas provocadas pelo descaso do poder público”, destaca os populares.


Os moradores dizem que o prazo inspirou, que na amanhã do dia 16, vão as três comunidades e invadir o prédio da prefeitura. Os populares denunciam que a presidente do bairro Santo Afonso estaria sendo beneficiada e, para se manter calada teria alugado um imóvel de sua propriedade para a prefeitura da capital.



A reportagem tentou ouvir a líder comunitária através do número (68) 9945-3*9*, mas estava sempre na caixa de mensagem. O vice-presidente da associação de moradores, Clendes Vilas Boas confirmou que a gestão municipal teria feitos novos acordo e não teria cumprido novamente.


“A revolta do povo é que nas eleições, o bairro ficou totalmente vermelho, PT de fora a fora e agora recebem o abandono como pagamento. De certa forma estão recebendo um troco para que na próxima eleições possa aprender a votar e não acreditar em promessas mentirosas”, diz Jacson Pires.


O morador Jacson Pires informou que comunicou por telefone ao secretario de articulação comunitária, Manoel Lima, que o prazo estipulado na última reunião com os representantes dos três bairros teria espirado para o início das obras, mas Lima teria dito que o prazo teria sido para começar o planejamento.


A reportagem tentou ouvir Manoel Lima. Por telefone ele perguntou se o assunto seria urgente, já que estava em reunião. Informado que o assunto seria sobre o residencial Santo Afonso, o secretário disse que retornaria a ligação, mas até o fechamento na matéria no início da noite de quinta-feira, ele não se pronunciou.


Problema antigo


Os representantes comunitários de Santo Afonso, Jacarandá e Rosalinda informam que as reivindicações são antigas. “Tudo isso que já foi citados, mais escolas, creches, Rotatória na saída do residencial Santo Afonso. Posto de saúde, posto policial foram solicitados ao Governo do Acre e a prefeitura de Rio Branco. Desde a gestão do Angelim, que o povo vem sendo enganado”, protesta Jacson Pires.


O morador finaliza destacando que “tem gente abandonando o bairro, outros colocando as casas à venda, outros com seus filhos doentes nos hospitais, outros querendo escandalizar, outros querendo agredir e cometer até crimes por indignação, está tensa a aqui a situação. As donas de casa estão lavando roupa dentro do quarto para que não tenha como as roupas sejam manchadas pelo excesso de poeira. A decisão foi tomada e os moradores vão invadir a prefeitura”.


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

‘A Grande Conquista 2’: Alvo ou aliado? Rambo opina sobre a postura de Brenno

Confinados em 'A Grande Conquista 2', reality show da Record TV, Rambo teve uma conversa…

02/06/2024

Luana Piovani elogia Vini Jr e dispara nova alfinetada contra Neymar Jr após embate

O clima entre Luana Piovani e Neymar Jr ficou complicado nas redes sociais durante a…

02/06/2024

MC Loma relata discriminação após ser confundida com ‘pickpocket’; veja!

MC Loma usou as redes sociais neste sábado, 01/06, para revelar detalhes de sua viagem…

02/06/2024

‘Está em casa descansando e sendo medicado’, diz equipe de Luan Santana após cantor sofrer mal súbito

Na noite de sábado, 1º, Luan Santana, 33, teve um mal súbito ao chegar no…

02/06/2024

Árbitro de futebol morre em acidente de trânsito em Cruzeiro do Sul

O árbitro de futebol Valdecir Silva da Cruz, conhecido por Val, morreu na noite deste…

02/06/2024

Luan Santana sofre mal súbito e tem show cancelado em Divinópolis, em MG

O cantor Luan Santana, de 33 anos, sofreu um mal súbito ao chegar no aeroporto…

02/06/2024