Menu

Presos não vão nas audiência da justiça por falta de viaturas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Estadual (MPE), informou que audiências no fórum de Xapuri estão sendo suspensas por falta de transporte para o deslocamento dos presos. Por conta disso foi ajuizada uma ação civil pública contra o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), visando a regularização da escolta e transporte detentos para as audiências.


Segundo a Promotoria, pela terceira semana consecutiva, todas as audiências envolvendo réus presos tiveram que ser adiadas porque o Iapen não promoveu o transporte e escolta dos detentos, alegando falta de viaturas.

Publicidade

O promotor Bernardo Fiterman Albano considerou grave a omissão da autarquia, pois coloca em risco a segurança pública na cidade. Não realizadas as audiências, se torna iminente a soltura de réus de alta periculosidade, por excesso de prazo na conclusão dos processos.


A ação com medida liminar visa determinar que o Iapen promova o transporte e escolta de presos requisitados para as audiências na Comarca de Xapuri, sob pena de cominação de multa não inferior a R$ 5 mil por cada preso que faltar à audiência.


A denúncia foi feita pelo policial militar Sgtº André de Magalhães Mirante, responsável pela escolta Judiciária. Veja documento.


Documento_PM


Da redação ac24horas
Com informações do MPE


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido