Menu

ONG diz que haitianos refugiados no Acre vivem em condições desumanas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Representantes da ONG Conectas estiveram em Brasileia entre os dias 4 e 6 de agosto, e constataram que os refugiados, a maioria haitianos, vivem em situação precária no Acre. A equipe realizou entrevistas com os imigrantes que relataram uma série de problemas no abrigo.


Segundo a ONG, são mais de 830 pessoas, que vivem confinadas num galpão, com capacidade para apenas 200 pessoas, em condições insalubres de higiene, repartindo o uso de apenas 10 latrinas e 8 chuveiros, onde não há distribuição de sabão nem pasta de dente, o esgoto corre a céu aberto e as pessoas são empilhadas durante meses num local de 200 m2, com teto de zinco, no qual lonas plásticas negras servem de cortina, sob temperaturas que chegam aos 40 graus.

Publicidade

Ainda de acordo com a organização, o hospital de Brasileia informou que 90% dos pacientes provenientes do campo têm diarreia. O local já abriga 4 vezes mais pessoas do que deveria e 40 novos haitianos chegam todos os dia.


“É insalubre, desumano até. Os haitianos passam a noite empilhados uns sobre os outros, sob um calor escaldante, acomodados em pedaços de espuma que algum dia foram pequenos colchonetes, no meio de sacolas, sapatos e outros pertences pessoais. A área onde estão as latrinas está alagada por uma água fétida, não se vê sabão para lavar as mãos e quase todos com os que conversamos se queixam de dor abdominal e diarreia. Muitos passam meses nessa condição”, disse João Paulo Charleaux, coordenador de Comunicação da Conectas.


Dos haitianos, a ONG ouviu várias reclamações. Um deles disse que “Posso dizer que o que vivemos aqui em Brasiléia não é para um ser humano. Eles nos colocaram de novo no Haiti que tínhamos logo após o terremoto: a mesma sujeira, o mesmo tipo de abrigo, de água, de comida. Isso me machuca e me apavora. Eu sabia que o caminho até aqui seria duro, porque você está lidando com criminosos, mas, ao chegar aqui no Brasil, estar num lugar desses é inacreditável”, disse o haitiano Osanto Georges, de 19 anos.


Por dia chegam 40 haitianos

De acordo com o coordenador do campo, Damião Borges, o campo vem recebendo 40 novos haitianos por dia. Ele diz que o aumento do número de recém chegados, combinado com a diminuição da oferta de vagas por parte de empresas que antes buscavam trabalhadores no campo, está criando um caos social para os próprios haitianos no Brasil. “Isso precisa ter um fim porque nossos recursos se esgotaram. O Estado tem uma dívida de R$ 700 mil com a empresa que provê alimento para o abrigo e o prazo para pagar termina no dia 15 de agosto. Precisamos urgentemente que o Governo Federal nos ajude”, disse.


A Conectas foi informada, durante a missão, que há 3 meses não há repasse de verba do Governo Federal para o Acre.


Da redação ac24horas


Com informações do site Mídia News


 


 


 

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido