Menu

MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Sisutec

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Educação disponibilizou na manhã desta quarta-feira (14) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para saber se foi aprovado, o candidato pode ir direto no sitesisutec.mec.gov.br/selecionados e ver a lista de aprovados em cada curso. Ele também pode de entrar no sitesisutecaluno.mec.gov.br e inserir o número de inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. De acordo com o calendário, a matrícula deverá ser feita na quinta (15) e sexta-feira (16).


São oferecidas 239.732 vagas gratuitas em cursos técnicos de diversas áreas. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, 383.080 pessoas se inscreveram, em um total de 737.229 inscrições (cada estudante pode fazer duas opções de curso) – destas 523.448 vieram de escolas públicas.

Publicidade

O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20. No dia 22, as vagas remanescentes estarão disponíveis no site do Pronatec. Neste caso, o estudante poderá concorrer tendo apenas concluído o ensino médio, mesmo que não tenha feito o Enem.


O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior.


Neste semestre, as vagas são para 117 cursos técnicos com entre 800 e 1.200 horas de duração oferecidos por 586 instituições. Quase 200 mil das 239,7 mil vagas oferecidas nesta edição do estão em instituições privadas. Juntas, as instituições de ensino superior e as escolas técnicas particulares somam 197.343 vagas no processo seletivo lançado pelo Ministério da Educação, o equivalente a 82% das vagas.


Adesão
Mercadante considerou o balanço final de inscritos “espetacular” para a primeira edição do Sisutec. “É um programa novo, é mais uma opção para os estudantes que fazem o Enem e que já se formaram no ensino médio. E o resultado é espetacular. Nós tinhamos em torno de 240 mil vagas e tivemos mais de 380 mil inscritos.”


Ele disse que a espera um crescimento no número de vagas na próxima edição do Sisutec, para o primeiro semestre de 2014, incluindo também vagas oferecidas em instituições do Maranhão.


O estado foi o único do Brasil que não participou da primeira edição do sistema. “Pode escrever aí: Mercadante garante que Maranhão vai entrar na próxima edição. Maranhão vai estar e vai estar com força”, afirmou o ministro nesta terça.


Para Mercadante, o Brasil “quer estudar mais”, e as pessoas têm mais chances no futuro. “Eu sempre digo, quem estuda escolhe o que vai ser. A pessoa que não estuda é escolhida ou não. O mercado de trabalho hoje está aquecido, mas se você for estudar você melhora o seu currículo. Você melhora a sua carreira, você melhora o seu salário.”


Ciência sem Fronteiras
O Ministério da Educação também divulgou um balanço do programa Ciência sem Fronteiras, que foi apresentado nesta terça-feira (13) pelo ministro Mercadante em encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry.


Segundo levantamento feito pela pasta, desde o inicio do programa – em julho de 2011 – mais de 43 mil bolsas já foram concedidas nas modalidades graduação sanduíche (33.667), doutorado sanduíche (4.898), pós-doutorado (3.066), doutorado pleno (1.229) e bolsa jovens talentos (749).


Os principais países de destino são Estados Unidos, com 9.788 bolsas já concedidas desde o início do programa, seguido da França, com 4.725 bolsas, e Canadá, com 4.428.

Publicidade

As principais universidades estrangeiras a receber os alunos participantes são a Universidade Harvard, a Universidade de Michigan e a Universidade da Pennsylvania.


A meta do Ciência sem Fronteiras para 2013 é a concessão de 101 mil bolsas.


G1


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido