Categories: Destaque esquerdo

Seminário “Todos pelo Rio Acre”

Published by
Venicios

Na manhã desta sexta-feira, 9, o deputado estadual Eduardo Farias promoveu no auditório da Alea, um seminário intitulado “Todos pelo Rio Acre”, com a presença de especialistas ambientais, para debater as problemáticas e possíveis soluções para o manancial.


O evento reuniu também acadêmicos dos cursos de geografia, gestão ambiental, engenharia ambiental e cursos técnicos. Os palestrantes presentes no evento foram: o geógrafo Claudemir Mesquita, a engenheira florestal Maria Antônia Zabala, o historiador Marcus Vinicius e a especialista em recursos hídricos e qualidade ambiental, Marli Ferreira.


Eduardo Farias ressaltou que a lei de n°2.442/2011, de sua autoria, que institui o dia 7 de agosto como a data do aniversário do rio Acre, tem como papel principal alertar a população para as questões ambientais que envolvem o manancial. “Vivemos situações de cheia e seca em períodos muito curtos e isso tem prejudicado muito o rio. Nossa ação serve também para chamar atenção para esse problema tão grave, pois se não nos preocuparmos agora, amanhã poderá ser tarde demais para tentarmos fazer algo pelo rio Acre.”


Os dados levantados durante a palestra mostraram que em 2012 tivemos a segunda maior alagação da história do Acre. Foram atingidas mais de 57 mil pessoas somente na Capital. Em Brasiléia, 80% da cidade precisou ser reconstruída.


Entre 1988 e 2012, foram gastos 786 milhões de reais, sendo que desse dinheiro, 500 milhões foram usados somente entre 2005 e 2012, ou seja, em 8 anos foram gastos mais de 75% do montante.


Atualmente o rio Acre tem várias áreas de muita vulnerabilidade, das suas 295 unidades hidrológicas, 170 estão classificadas em alto risco, 25 delas em altíssima vulnerabilidade. Toda essa situação fez com que o rio entrasse em uma situação de déficit hídrico, desígnio para uma ocasião na qual as precipitações exibem valores inferiores aos da evaporação e transpiração.


Conhecido pela sua luta em prol do rio Acre, o geógrafo Claudemir Mesquita encerrou sua participação com a seguinte frase: “Quando os homens tomarem consciência da importância das bacias hidrográficas para a vida, abrir-se-ão todas as portas para minimizar a miséria”.


 


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Gladson e Aberson podem apoiar Marcus: “PP errou ao dar aliança com Bocalom como certa”

O presidente da executiva municipal do Progressistas, Aberson Carvalho, disse ao ac24horas na manhã desta…

20/05/2024

Bandidos furtam TV de posto de saúde e teleconsultas são suspensas em Tarauacá

A Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá informou nesta segunda-feira, 20, que nesse fim de…

20/05/2024

Prefeitura substitui cartão de ônibus por biometria facial

A prefeitura vai implantar, a partir do dia 31 de maio, o sistema de biometria…

20/05/2024

Susana Vieira diz que tem doença incurável: ‘Não adianta fazer transplante’

Susana Vieira, 81, revelou que sofre com leucemia linfocítica crônica, uma doença incurável, mas ressaltou…

20/05/2024

PF faz buscas em casa de suspeito de vender material com cenas de abuso sexual

A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (20), um mandado de busca e apreensão na casa…

20/05/2024

Manaus utiliza ecobarreiras em igarapés para impedir que lixo chegue ao rio Negro

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizou o serviço de transbordo de resíduos retirados…

20/05/2024